Primeiro cinema itinerante movido a energia solar chega a Sorocaba

Voltada para o público infantil, a sessão será realizada no CEU das Artes do Laranjeiras neste sábado (5), a partir das 18h

Por Da Redação

Na telona, serão projetados curtas-metragens ambientais e a animação "Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro"

O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil chega a Sorocaba neste sábado (5), em uma versão voltada para o público infantil, com o “CineSolarzinho”. A sessão será realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados do Parque das Laranjeiras, localizado na zona norte da cidade, a partir das 18h. A entrada é gratuita e, durante a exibição, terá distribuição de pipoca para o público.

Na telona, serão projetados curtas-metragens ambientais e a animação “Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro”, todos com recursos de acessibilidade. Essa é a primeira edição do projeto, viabilizado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), que surge como uma alternativa cultural gratuita e ao ar livre para toda a família, proporcionando uma experiência divertida e acessível.

“O CineSolarzinho é um projeto essencial para a democratização do acesso ao audiovisual no Brasil, considerando que apenas 9% das cidades brasileiras possuem salas de cinema. Além disso, ir ao cinema pode ser uma atividade cara para as famílias, que gastam com ingressos, transporte e pipoca”, explica Cynthia Alario, idealizadora do projeto.

Em relação aos títulos selecionados para a sessão, Cynthia destaca que o CineSolarzinho não só oferece filmes que ampliam o imaginário infantil, mas também cria novas possibilidades de visão de mundo para os pequenos. Além disso, por ser um furgão movido por energia limpa e renovável, a experiência se torna ainda mais enriquecedora aos pequenos.

A ação também conta com o patrocínio do Grupo CPFL Energia e com o apoio do Instituto CPFL, além da Secretaria de Cultura (Secult).

Sobre o CineSolarzinho

O furgão, uma estação móvel que reúne várias vertentes – ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura –, é o protagonista responsável pela magia do CineSolarzinho. O veículo é adaptado com placas fotovoltaicas no teto e carrega tudo que requer um cinema: cadeiras e banquetas, sistemas de conversão de energia e armazenamento, além do som, projeção e da tela.

O projeto ainda ensina às crianças, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Para isso, é utilizado luzes coloridas, decoração feita com materiais reciclados, e objetos com princípios magnéticos e elétricos, como laser e bola de plasma.