Projeto de jazz tem 5 atrações neste mês em Sorocaba

Gênero musical tem novo espaço para reunir os apreciadores da cidade e região

Por Cruzeiro do Sul

Apresentações ocorrem todas as quartas-feiras, às 19h

Os apreciadores do jazz em Sorocaba e região têm agora uma nova opção, com o projeto “Quarta Jazz”, que tem a programação de julho definida. São cinco apresentações de grupos dedicados ao gênero musical e música instrumental improvisada. Os shows acontecem no JF Coffee, no Centro de Sorocaba, sempre às quartas-feiras, a partir das 19h.

A programação do mês inclui grupos locais e músicos com projeção nacional, com destaque para Don Betto, ex-guitarrista de Raul Seixas e um dos precursores da soul music brasileira. O ingresso tem preço único de R$ 10.

Hoje (2), o Sampa Jazz Trio, formado por Thiago Ismael (saxofone), João Alexandre (guitarra) e Rodrigo Lasas (baixo), apresenta repertório que mistura jazz, smooth jazz e MPB. Nesta noite, o trio terá participação especial de Seu Maia na bateria.

Radicado nos Estados Unidos e Europa, o baterista Marcos Marcondes apresentará no dia 9 composições autorais inéditas, que farão parte do seu próximo álbum, intitulado “Interior”, em uma formação em trio que inclui Evandro Marcolino (guitarra) e Gustavo Machado (baixo).

O Standard Jazz Combo, septeto criado especificamente para o projeto, se apresenta no dia 16. O grupo é formado por sete músicos e se dedica à interpretação de clássicos do jazz.

No dia 23, o Don Betto Quarteto apresenta repertório que inclui sucessos de Ray Charles e Stevie Wonder. Além de Don Betto (guitarra e voz), a banda é formada por Léo Ferrarini (teclado), Rogério Cruz (baixo) e Fulvio Moraes (bateria).

A programação do mês se encerra no dia 30, com a apresentação da “Oficina do Som”, resultado de oficinas de prática de música instrumental conduzidas pelo músico multi-instrumentista, compositor e arranjador sorocabano Guilherme Fanti. O concerto contará com Fanti (baixo), Fabrício Linardi (bateria), Thiago Torres (guitarra) e Luiz Roveran (guitarra).

O projeto, que estreou em junho, tem registrado boa receptividade tanto do público quanto dos músicos da região. “Ver o espaço se transformar numa comunidade musical todas as quartas-feiras é exatamente o que queríamos”, afirma Flávio Esteves, idealizador da iniciativa.

Curador do projeto, Felipe Shikama destaca que a adesão dos músicos superou as expectativas. “Com isso, conseguimos montar uma programação de qualidade em julho e, com certeza, virá muita coisa incrível por aí‘, assinala.

O JF Coffee Bar está localizado no Largo de São Bento, 91, região central da cidade. (Da Redação)