Cinema gratuito é opção para as férias

Em Sorocaba, ao menos 6 salas exibem sessões regulares abertas ao público

Por Beatriz Falcão

Cinéfilos da cidade têm opções para filmes de qualidade e de graça

O cinema, muito além de uma expressão artística, é uma ferramenta cultural de transformação. Os filmes podem causar diversas emoções em seus telespectadores, enquanto ensinam e apresentam novos universos, sejam fictícios ou não. Em julho, mês de férias para muitas famílias, a sétima arte também surge como uma opção de lazer e entretenimento. Em Sorocaba, projetos com sessões gratuitas democratizam o acesso à população.

Um exemplo é o Cine Café, promovido pelo Sesc Sorocaba, que ocorre todas às terças-feiras na unidade, localizada no Jardim Faculdade. Após as sessões, bate-papos sobre as obras escolhidas são realizados. De acordo com o animador cultural da instituição, Gilcemar Borges, o processo curatorial levanta filmes de todas as épocas, regiões do planeta e de todos os gêneros e temáticas.

Em julho, o Cine Café destaca o cinema brasileiro contemporâneo, com obras que transitam entre o urbano e o rural, explorando identidades, conflitos sociais e jornadas pessoais. “Sem”, “Cidade; Campo”, “Estranho Caminho”, “Levante” e “Oeste outra vez” fazem parte da programação.

“Os filmes revelam narrativas potentes, participantes de festivais internacionais, em que personagens enfrentam desafios íntimos e coletivos, questionando tradições e modernidade. Uma seleção que confirma a diversidade e a relevância da produção nacional”, destaca Borges.

Sesi Sorocaba

O Centro Cultural Sesi Sorocaba, localizado na Vila Independência, também promove sessões gratuitas de curtas e longas, por meio do projeto “Mostra Cine Sesi-SP”. Desta forma, ao longo do mês, produções de um tema específico são exibidas ao público.

Enquanto no mês de junho a temática escolhida foi o cinema negro, em julho a curadoria se volta para curtas-metragens brasileiros. Desta forma, a mostra reúne produções nacionais de diferentes regiões do País, propondo um panorama da diversidade estética, temática e cultural.

A seleção contempla ficções, documentários e animações, que transitam entre o drama, a comédia, o experimental e o poético. A programação completa pode ser acessada por meio do link https://shre.ink/sesimostracurtas.

Cult nas Quartas

Quinzenalmente, os apreciadores dos chamados “cult movies” têm a oportunidade de apreciar filmes com essa característica, no projeto “Cult nas Quartas”, sempre às quartas-feiras, na Estação Paula Souza.

A curadoria é do diretor de cinema Cleiner Misseno, que destaca em suas seleções as produções que geralmente não obtiveram grande sucesso de bilheteria, mas que reunem um grande número de fãs, que continuam fiéis a esses filmes, voltando sempre a assistí-los, como em oportunidades que esse projeto possibilita.

Cinema ao Ar Livre

Ainda em julho, entre os dias 10 e 13, o projeto “Cinema Para Todos” chega a Sorocaba com sessões gratuitas de cinema ao ar livre, na praça Milton Cleiss, no Jardim Tatiana. Ao todo, serão quatro exibições.

A programação conta com a exibição de um filme por noite, sempre a partir das 18h30, começando com “Top Gun: Maverick”, no dia 10. Já nos dias seguintes, serão mostrados “Bad Boys: Até o Fim”, “Elementos” e “Amigos Imaginários (IF)”, respectivamente.

Além das sessões de cinema, o projeto realiza dois encontros com profissionais do setor audiovisual brasileiro. As atividades têm como foco estimular o interesse da população pela linguagem cinematográfica e pelas narrativas nacionais.

Cine SMetal

Outra opção de cinema gratuito, e de qualidade, é o Cine SMetal, que apresenta sessões regularmente, sempre destacando o cinema nacional. Criado em 2023, de acordo com seus organizadores é uma iniciativa que visa democratizar o acesso à cultura, por meio da valorização das produções nacionais e incentivo às produções regionais, com filmes que emocionam, provocam e fazem pensar.

As exibições ocorrem na rua Júlio Hanser, 140, próximo à Rodoviária.

Biblioteca Municipal

Com o objetivo de aproximar a população, especialmente crianças, da cultura, do cinema e da literatura, a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista, promove a exibição gratuita de filmes em toda a última sexta-feira do mês. O escolhido de junho é a animação “Lilo & Stitch”, dos diretores Chris Sanders e Dean DeBlois.

Na trama, o público acompanha o encontro inusitado de Lilo, uma garota havaiana que vive com a irmã Nani, e de Stitch, um alienígena considerado um dos criminosos mais perigosos da galáxia, que caiu acidentalmente na Terra. Para escapar da polícia, o ser extraterrestre azul finge ser um cachorro comum, desenvolvendo um forte laço de amizade com a garota.

De acordo com a Secretaria Municipal da Cultura, as sessões de cinema gratuitas são organizadas mensalmente por equipes da biblioteca e da Secult.