OSS presta homenagem a maestro

Público poderá apreciar peças de Heitor Villa-Lobos, Toshiro Mayuzumi, Ernani Aguiar e do maestro Duda

Por Cruzeiro do Sul

Orquestra Sinfônica de Sorocaba se apresenta hoje e no domingo

Em homenagem aos 90 anos do maestro Duda, nome artístico de José Ursicino da Silva, um dos mais importantes músicos brasileiros, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS) se apresenta hoje (16) à noite, às 20h, e no domingo (18), às 19h, na Sala Fundec, região central da cidade.

As apresentações contam com direção artística de Eduardo Pereira, regência do maestro convidado Marcelo Jardim e participação do solista Rafael Peregrino, que assume o xilofone em uma das peças. O repertório das apresentações reúne obras de diferentes nacionalidades e estilos, traçando um panorama vibrante e colorido da música orquestral, com destaque para a brasilidade e o espírito festivo da homenagem.

O público poderá apreciar peças como a Sinfonietta nº 1, de Heitor Villa-Lobos; “Concertino para Xilofone e Orquestra”, do japonês Toshiro Mayuzumi, Sinfonietta Seconda “Carnavale”, do compositor brasileiro Ernani Aguiar; e para finalizar “Suíte Marajoara”, do homenageado maestro Duda.

As apresentações integram a programação especial que celebra o aniversário de 33 anos da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), com a parceria da Prefeitura de Sorocaba, fazendo parte da série “William Fabri”, da temporada de 2025, em homenagem ao violista que atuou na orquestra e é considerado um dos pilares para sua história. William foi um dos fundadores da Sinfônica de Sorocaba, em 1949, e permaneceu atuante por mais de cinco décadas, dedicando sua vida à consolidação da orquestra na cidade, tanto como músico quanto como articulador cultural e político.

Por sua vez, o maestro Marcelo Jardim é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um dos principais nomes da regência no País, com vasta experiência como regente, educador e curador de projetos de valorização da música brasileira. Atualmente, coordena o programa “Arte de Toda Gente”, em parceria com a Funarte.
Com ingressos limitados, os valores são R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) para compra na sede da Fundec, das 8h30 às 17h30 e pelo site fundec.info/OSSMAI25. A Fundec está localizada na rua Brigadeiro Tobias, 73, no Centro de Sorocaba. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail eventos@fundecsorocaba.com.br, pelo telefone (15) 3233-2220 e pelo WhatsApp (15) 99669-2817. (Da Redação, com Prefeitura de Sorocaba)