Hyundai Creta 2026 tem mais conectividade e até suporte emocional
SUV compacto foi o mais vendido do seu segmento no varejo em 2024
Em 2024, mesmo sem trocar a plataforma, a Hyundai conseguiu mudar bastante a realidade do Creta ao eliminar aquele visual rebuscado da dianteira e da traseira. Foi quando também aplicou boas renovações no pacote de conteúdo e ainda trouxe uma nova versão topo de linha, equipada com um novo motor turbo.
Mas para falar do novo Creta, não tem jeito, o primeiro impacto vem com o novo visual externo, agora com linhas retas na dianteira, uma faixa que percorre toda a frente, grade, conjunto de faróis e capô renovados. Atrás, mesma proposta com lanternas redesenhadas e ligadas por uma barra iluminada. No interior do Creta Ultimate, a topo de linha, mesmo com muitos revestimentos em plástico, foi reforçado o clima de sofisticação com várias superfícies macias, dois tons para o acabamento de bancos e painel. Mas dentro, tem outro apelo forte, com as telas digitais integradas do painel de instrumentos e do sistema multimídia, ambas com 10,25 polegadas (que são item de série nas versões Platinum, N line e Ultimate). Itens que reforçaram o bom pacote de conforto já oferecido no Creta Ultimate, que reúne também ar-condicionado automático digital de duas zonas, carregador de celular por indução e um bom teto solar panorâmico.
Além do visual e acabamento, outro item alterou profundamente a realidade do Creta, o novo motor 1.6 TGDi a gasolina de 193 cavalos e 27 kgfm de torque (que aposentou o antigo 2.0 aspirado flex). Junto com ele, veio a transmissão automática de dupla embreagem de sete marchas a seco (que dispensa o uso de óleo para dissipar o calor), e que fecha um conjunto que garante respostas dignas de modelo esportivo. E mesmo com a força maior, o SUV não perdeu o rodar confortável e ainda pode agradar pelas médias de consumo (11,9 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada). São valores superiores aos registrados pelos modelos equipados com motores turbo menores da concorrência, mas que, vale observar, são menos potentes. Aí, é questão de prioridade.
Linha 2026: reforço em conectividade e socorro emocional
Em abril passado, a Hyundai anunciou linha ano-modelo 2025/26 dos modelos HB20, HB20S e Creta. No caso do SUV, ainda no clima modelo recém-atualizado, a estratégia foi apenas acrescentar o Bluelink, sistema de carro conectado da marca, como item de série em todas as versões. Ele tem funcionalidades como, monitoramento do veículo, rastreamento e imobilização, assistência 24 horas, câmera 360 (que permite visualizar o entorno do carro na tela do celular), entre outros. Aliás, um recurso interessante também, incluído em março deste ano, é o SOS Bluelink, o qual permite pedir atendimento de urgência para suporte emocional em caso de alguma ocorrência no trânsito. Fechando o pacote de novidades da linha 2025/26, os bancos em couro - antes disponíveis apenas nas versões Platinum, N Line e Ultimate - agora passam a equipar também a versão Limited.
Agora é acompanhar o desempenho do Creta no mercado nacional neste ano, já que depois da renovação feita em 2024, ele passou a vender mais e alcançou o posto de SUV compacto mais vendido no varejo no ano passado. O Creta segue oferecido em cinco versões, quatro delas equipadas com o motor 1.0 aspirado turbo flex e o câmbio automático de seis marchas.
Os preços partem de R$ 149.620 na versão Confort 1.0 TGDI, e chegam a R$ 198.920 na versão Ultimate 1.6 TGDI com a caixa automática de sete velocidades.