Oficina vai abordar estêncil como arte

Por Cruzeiro do Sul

Técnica é a mesma usada pelo artista Bansky

 

A Secretaria Municipal da Cultura (Secult) abriu inscrições para a oficina gratuita “Estêncil Arte”, que acontece na próxima quinta-feira (27), das 14h30 às 16h30, no Museu Histórico Sorocabano (MHS).

A programação será desenvolvida pelo coletivo artístico Sorocleta, com o objetivo de apresentar o estêncil, uma das técnicas mais utilizadas na arte urbana, que aplica desenhos ou ilustrações sobre qualquer superfície, utilizando um molde vazado.

O Sorocleta foi criado em 2018, pelo artista plástico Francisco Chanes, a partir de um ateliê itinerante, tendo como suporte uma bicicleta projetada para acessar diferentes lugares da cidade e desenvolver oficinas de arte urbana. Nos últimos anos, o projeto ganhou novos parceiros e uma sede no Jardim São Marcos, na zona oeste da cidade, integrando diversas linguagens e produções culturais de artistas sorocabanos e da região.

Segundo o artista Chanes, o coletivo foi inspirado no conceito de Arte Compartilhada, de Joseph Beuys, artista alemão que produziu em vários meios e técnicas, como pintura, escultura, fluxus, happening, performance, vídeo e instalação, por exemplo. “O coletivo Sorocleta tem atuado nos mais diversos lugares e para diferentes públicos, voltado à pesquisa e à troca de saberes, para além da técnica em si, tendo o fazer artístico como ferramenta de transformação e desenvolvimento de valores humanos”, explica.

As vagas são limitadas e, desta forma, os interessados, com idade a partir de 12 anos, devem se inscrever das 8h às 17h pelo e-mail mhsorocabano@gmail.com. Todo o material necessário para a oficina será fornecido pelo grupo.

O Museu Histórico Sorocabano está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, anexo ao Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)