Teatro Tatiana Belink apresenta ‘Oração para um Pé de Chinelo’
Sob direção de Julio Carrara, peça conta com Marcelo Aglio, Lucas Andrade e Raíssa Pransttete no elenco
“Oração para um Pé de Chinelo”, de Plínio Marcos, é a peça teatral a ser apresentada neste sábado (25), no teatro de bolso “Tatiana Belink”, em Sorocaba, a partir das 20h. Com direção de Julio Carrara, a montagem conta no elenco com Marcelo Aglio, Lucas Andrade e Raíssa Pransttete.
“Eu conto história das quebradas do mundaréu, lá de onde o vento encosta o lixo e as pragas botam os ovos. Falo da gente que sempre pega a pior, que come da banda podre, que mora na beira do rio e quase se afoga toda vez que chove, que só berra da geral sem nunca influir no resultado. Falo dessa gente que transa pelos estreitos, escamosos e esquisitos caminhos do roçado do bom Deus. Falo desse povão que apesar de tudo, é generoso, apaixonado, alegre, esperançoso e crente numa existência melhor na paz de Oxalá. Quem quiser saber o meu nome, não precisa nem perguntar. Eu me chamo Plínio Marcos, sou pagodeiro do lugar.”
“Oração para um Pé de Chinelo” foi escrita por Plínio Marcos em 1969 e só foi liberado pela censura dez anos depois. Estreou em 28 de junho de 1979 no Teatro de Arte do TBC, em São Paulo/SP, com direção do autor e com Astrogildo Filho, Ângela Falcão e Maurício Nabuco no elenco.
Ao escrever a peça em 1969, Plínio denunciava o arbítrio e a impunidade do Esquadrão da Morte, grupo de policiais civis com a missão de exterminar bandidos na periferia de São Paulo.
A história se passa em um barraco de uma favela. Rato, um velho alcaguete, Dilma, uma prostituta e Bereco, um bandido procurado pela polícia. Confinados, em um clima de grande tensão, com um vocabulário limitado e repetitivo e um embrutecimento fatal, que se traduz num relacionamento tão violento quanto o do mundo que os gerou.
O teatro de bolso “Tatiana Belinky está localizado na alameda Franca, 864, no bairro Nova Sorocaba. Com classificação para 16 anos de idade e duração de 70 minutos, a peça tem preço único de R$ 30,00,
Informações adicionais e reservas estão à disposição por meio do Whatsapp: (11) 972636850, com Marcelo Aglio, e (11) 943372368, com Julio Carrara.