‘Cidadão Kane’ tem sessão gratuita nesta terça-feira no Cine Vagão

Projeto tem dez apresentações por ano em localidades próximas à antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim

Por Cruzeiro do Sul

Sessões são realizadas em um vagão especialmente adaptado para a exibição

Com a exibição do clássico “Cidadão Kane”, o Cine-Vagão da Sorocabana, Movimento de Preservação Ferroviária, chega à Vila Assis, na zona leste de Sorocaba, nesta terça-feira (17), às 19h30, próximo à rua Moreira Salles (altura do número 441). Os ingressos, gratuitos, serão distribuídos no local, com 1 hora de antecedência, e a capacidade é de 60 lugares.

Vencedor do Oscar de melhor roteiro original em 1942, o filme de Orson Welles tem 1h51min e conta a história do magnata da imprensa Charles Foster Kane. Um jornalista fica intrigado pela última palavra de Kane (Rosebud) e tenta descobrir o seu significado, entrevistando pessoas do seu passado. O personagem supostamente remete ao poderoso empresário do jornalismo americano, William Randolph Hearst, e a partir daí a trama se desenvolve.

As sessões de cinema do “Cine Vagão ocorrem dentro de um antigo vagão de trem da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), construído em 1951, que funciona como sala de cinema dotada de projetor, sistema de som e gerador para funcionamento dos equipamentos. Ele é tracionado por uma antiga locomotiva até os locais das apresentações, os quais guardam relação geográfica com os locais das antigas estações da ferrovia.

Com temporada de dez sessões por ano, o projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e objetiva exibir à população de Sorocaba, especialmente de localidades próximas à antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), as grandes produções do cinema entre os anos 1930 e 1960. A escolha do período não se dá por acaso: os anos do auge do cinema no mundo também foram os anos do auge do transporte ferroviário no Brasil. (Da Redação, com informações da assessoria de imprensa do projeto)