Programa abre mais vagas para cursos gratuitos de qualificação voltados aos fazedores da cultura

Por Cruzeiro do Sul

Um dos cursos será realizado no Museu da Energia em Itu, na RMS

Até o dia 1º de novembro é possível fazer a inscrição para vagas oferecidas pelo CULTSP PRO - Escolas de Profissionais da Cultura. No total, em todo o Estado, serão 1.145 oportunidades em 18 cidades, contemplando 10 regiões. Na região de Sorocaba, as vagas são para os cursos de Documentação de acervos museológicos: noções básicas e Patrimônio Cultural em São Paulo: princípios, legislação e preservação, que são oferecidos em Itu.

Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. As aulas são gratuitas e presenciais e as inscrições podem ser realizadas pelo site www.cultsppro.org.br.

Nesta segunda etapa do CULTSP PRO, as vagas estão distribuídas em 18 cidades, abrangendo 10 regiões administrativas do Estado. Os municípios contempladas são São Paulo, Ribeirão Pires, São Caetano do Sul, Santana de Parnaíba, Santo André, Cubatão, Santos, Botucatu, Itu, Campinas, Santa Bárbara D’Oeste, Garça, Registro, São José do Rio Preto, Areias, Campos do Jordão, São Sebastião, São José dos Campos, reforçando a proposta do programa com a descentralização e interiorização das ações culturais.

Em Itu, o curso de Patrimônio Cultural irá fazer a introdução aos princípios e à legislação sobre o patrimônio cultural no Brasil, com foco na produção normativa no Estado de São Paulo. Definições e diferenças entre patrimônio material e imaterial, bem como os principais instrumentos legais e políticas públicas que visam a preservação e valorização do patrimônio. Introdução ao trâmite e à aprovação de projetos culturais. São 20 vagas, com carga-horário de 20 horas, nos dias 26 e 27 de novembro. Não há pré-requisito. A atividade será realizada no Museu da Energia, no Centro. Já o curso de Documentação de acervos museológicos fará a introdução às noções básicas de documentação de acervos museológicos, com ênfase em conceitos como documento, objeto-documento e documentação, e práticas introdutórias, como numeração, medição e descrição. Também serão abordadas normas fundamentais da documentação, como a norma de estrutura de dados Categorias de Informação do CIDOC e a norma de procedimentos de gestão, SPECTRUM 4.0, bem como aspectos relacionados ao desenvolvimento de uma política de gestão de acervos e terminologia controlada. A carga horária é de 40 horas, com a oferta de 25 vagas. Não existe pré-requisito. A atividade será realizada entre os dias 2 e 6 de dezembro. O curso será realizado no Estúdio Extraordinário, no Bairro Alto. (Da Redação)