Cemitérios de Sorocaba estão em condições precárias
Com a chegada do Dia de Finados, em 2 de novembro, data em que milhares de pessoas prestam homenagens a seus entes queridos, a situação dos cemitérios municipais de Sorocaba voltou a ser alvo de críticas. O Cemitério da Saudade, por exemplo, tradicional ponto de visitação, continua sendo motivo de reclamações por parte da população, com relatos de sepulturas em mau estado de conservação, vandalismo e furtos recorrentes.
Recentemente, Francisco Salvador, um leitor do Cruzeiro do Sul, relatou o abandono dos cemitérios, mencionando túmulos quebrados e sinais de depredação. “É um verdadeiro Inferno de Dante! Túmulos abandonados, mesmo de famílias tradicionais. Muitos deles abertos. Calçadas mal conservadas”, descreve.
As queixas do leitor foram constatadas na tarde de ontem (23) tanto no Cemitério da Saudade quanto no da Consolação. Muitas lápides apresentam rachaduras, algumas sepulturas estão vandalizadas e falta iluminação adequada em várias áreas.
Além disso, o mato alto em certos túmulos deixa o ambiente ainda mais triste. Francisco Salvador acrescenta que “se uma pessoa de outra cidade vier a esse local para um sepultamento de parente ou conhecido e voltar pelo mesmo caminho que chegou, vai levar a pior impressão de Sorocaba”.
Além das questões estruturais, o furto de ornamentos metálicos, como cruzes e placas de identificação, é um problema recorrente. Esses itens são frequentemente retirados para serem vendidos como sucata, e, apesar das tentativas de fiscalização, os crimes continuam sendo praticados.
No Cemitério da Consolação, ao menos uma benfeitoria é identificada: o calçamento está sendo recapeado. “Esses dias que antecedem ao Finados, a Prefeitura de Sorocaba, por certo, vai dar uma caiada nos muros, uma capinação mais forte e tampar com madeirite os túmulos abertos para esconder a feiura”, acredita Francisco Salvador.
Rondas intensificadas
Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba afirma que “a Secretaria de Segurança Urbana, por meio Guarda Civil Municipal (GCM), tem intensificado as rondas, dentro e fora dos cemitérios municipais, assim como nos demais próprios públicos”.
Recomenda-se que denúncias sejam feitas pelo telefone 153, da GCM, e alega que todos os registros realizados pela Seção de Administração de Cemitérios são imediatamente comunicados à Polícia Civil para que “sejam investigados e todas as providências penais cabíveis adotadas”.
Limpeza nos túmulos
Ainda de acordo com a Prefeitura de Sorocaba, visando o Dia de Finados, em 2 de novembro, a manutenção e a limpeza das sepulturas perpétuas devem ser realizadas pelos titulares ou herdeiros até esta sexta-feira (25). No entanto, os serviços podem ser retomados após o feriado.
Acrescenta que “além dos cuidados necessários para a conservação, caso a sepultura não se ache em condições não poderá receber sepultamento, quando for necessário, gerando transtornos em um momento tão difícil e delicado para a família”.
Garante que a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Obras “realiza continuamente o levantamento dos jazigos em situação de abandono para notificação das famílias e, conforme a lei municipal, o titular pode perder a concessão de uso e a sepultura voltar ao patrimônio público, justamente por falta da manutenção necessária”.
Conclui-se que, com o Dia de Finados se aproximando, “os serviços de manutenção das áreas comuns dos cemitérios públicos são realizados diariamente por equipes de empresas terceirizadas que atuam de forma fixa nos locais, incluindo roçagem, retirada de entulho, limpeza, reparos em geral, entre outros”. (João Frizo - Programa de estágio)