‘Amazônia Vida’, com obras de José Aguilar, está em cartaz
Exposição na Dan Galeria conta com 31 telas e uma instalação do artista plástico
José Roberto Aguilar, artista plástico reconhecido no Brasil e no exterior, é autor da exposição “Amazônia Vida”, com curadoria de Fábio Magalhães. A exposição está em cartaz desde sábado (14), na Dan Galeria Interior, em Votorantim, um espaço que acolhe obras de grande formato e serve como ponte entre o interior e a capital. A exibição inclui 31 telas e a instalação “Guardiões das Águas”. A entrada é gratuita.
José Roberto Aguilar é pintor, videomaker, performer, escultor, escritor e curador. Começou sua carreira no movimento performático-literário Kaos. Segundo a Dan Galeria Interior, nessa exposição, Aguilar, explora a Amazônia com suas dimensões físicas e simbólicas por meio da linguagem da pintura. Suas telas retratam a floresta como uma entidade viva, cheia de cor e movimento. “Amazônia Vida” discute a relação entre a natureza e a humanidade, os ciclos da vida, o conceito de tempo e impermanência.
Em entrevista ao Cruzeiro do Sul, Ulisses Cohn, sócio-diretor da Dan Galeria, explicou como funciona a escolha dos artistas: “A seleção passa por diversos critérios, entre eles, estética, a carreira do artista, o desenvolvimento e a maturidade do trabalho. Nós precisamos sentir que o artista tem um comprometimento com o próprio trabalho. Além de todas essas coisas, tem a questão pessoal, tem que ter uma afinidade no relacionamento, porque é quase um casamento, iremos trabalhar durante muitos anos. Para o trabalho acontecer de maneira muito consistente e positiva.”
Érica Shibata, de 26 anos, estagiária de arquitetura visitou a mostra e contou que refletiu como Aguilar produziu as obras: “Confesso que não conhecia o artista, quando você conhece, você entende mais sobre a motivação, mas eu achei bem interessante a dimensão, e como essa escala de arte se encaixa na escala da arquitetura. E ainda, a gente fica imaginando como o artista chegou nessa composição final.”
Fábio Chaves, de 28 anos, arquiteto, também falou sobre a possível ligação entre a arte e a arquitetura: “Estamos gostando de como está sendo mostrada a exposição. O legal da arte, de como ela está ligada com a arquitetura, como os quadros e a neutralidade do espaço, fazem com que as obras se evidenciem, e isso funciona também para a arquitetura. Eu acredito que a arte é uma extensão da arquitetura.” Fábio ainda falou sobre a importância desses eventos: “Já fomos em outras exposições, mas é algo que a gente tem que resgatar e sempre vivenciar, principalmente quem trabalha com arquitetura. É um conjunto de arquitetura e arte.”
Para quem se interessou, a exposição ficará no Dan Galeria Interior até o dia 15 de janeiro de 2025. O espaço fica na avenida Ireno da Silva Venâncio, 199, em Votorantim. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados das 10h às 13h.
Sobre o artista
José Roberto Aguilar começou a se destacar no cenário artístico brasileiro no início dos anos 1960, quando foi escolhido para exibir três pinturas na 7ª Bienal de São Paulo. A partir desse momento, passou a participar das principais manifestações artísticas do País. Ao longo de seis décadas, seu trabalho abrangeu pintura, videoarte, videoinstalação e performances.
O artista se divide entre São Paulo e Alter do Chão, no Pará, onde mantém uma casa ateliê e uma forte relação com a Floresta Amazônica e a comunidade ribeirinha local. À galeria, o artista falou sobre sua relação com o tema da exposição: “O bioma amazônico acende uma nova poética no meu trabalho, onde as forças indomáveis da floresta tropical confrontam a sensibilidade urbana. Em Alter do Chão, mergulho na vastidão do ecossistema amazônico, onde a luz de cada manhã e o matiz de cada pôr do sol revelam a vida oculta da floresta”. (Lavínia Carvalho - programa de estágio)
Serviço
O que?
Exposição “Amazônia Vida” na Dan Galeria Interior
Onde?
Bandeiras Centro Empresarial, Av. Ireno da Silva Venancio, 199, Votorantim – SP
Quando?
Até o dia 15 de janeiro de 2025
Horário de funcionamento
De segunda a sexta, das 10h às 18h
Aos sábados, das 10h às 13h