Manga quer concluir o Hospital Municipal
Sabatina com o candidato do Republicanos pode ser assistida no YouTube ou Facebook
A segunda sabatina do jornal Cruzeiro do Sul com os candidatos à Prefeitura de Sorocaba aconteceu na noite de ontem (11). Dessa vez, o convidado foi o atual prefeito da cidade, Rodrigo Manga (Republicanos), que tenta a reeleição. Ao longo de 40 minutos, o candidato apresentou suas propostas para as áreas de turismo, educação, infraestrutura, bem-estar animal, cidadania, saúde, esporte e meio ambiente. Os temas foram sorteados ao longo da entrevista.
Em relação à educação, o candidato prevê a construção de mais 17 escolas e o retorno ativo de todas as unidades do Sabe Tudo. Para atender à nova demanda, novos concursos públicos para professores também estão entre as propostas, além da distribuição de mochilas e tênis para crianças em vulnerabilidade social.
Na saúde, a principal questão abordada foi a demora no agendamento de consultas com especialistas. Para solucionar o desafio, Manga afirma que a demanda será atendida com a construção do Hospital Municipal de Sorocaba. “Nós assumimos, em 2021, com uma saúde nota um, hoje, estamos com uma saúde nota cinco. No próximo mandato, vamos colocar a saúde em nota 10”, garante.
Nos demais temas, o candidato propôs a implementação do programa esportivo “Eu Pratico” em todas as escolas do município, o atendimento gratuito para animais de rua e de pessoas em vulnerabilidade social por meio da Clínica Veterinária Municipal, a construção de duas creches para idosos e de um centro de diagnóstico, além da criação do fundo Vale Social.
Ao término da entrevista, em suas considerações finais, Manga agradeceu pelo carinho da população e finalizou dizendo: “Agradeço a Deus pela oportunidade de cuidar de uma cidade tão linda e de um povo tão maravilhoso como o nosso. O Manga de hoje, candidato à reeleição, é o mesmo de quatro anos atrás, porém, mostrou competência na gestão e não aumentou R$ 0,01 no imposto”.
Sobre a Operação Parajás
Durante a sabatina, Rodrigo Manga também comentou sobre a Operação Parajás, que foi deflagrada na manhã de ontem (11), pela Polícia Federal, para investigar o suposto desvio de dinheiro público no período de 2020 a 2023. Na ação, foram emitidos 19 mandados para integrantes das secretarias da Educação e Saúde da cidade.
“Nós estamos muito tranquilos em relação às investigações. Durante o mandato, nestes quatro anos, foram realizados 10 mil contratos e todos, sem exceção, eu assino somente com a aprovação da Controladoria-Geral, com o parecer jurídico de que o documento está apto”, afirma Manga. “Nós tivemos há 20 dias, a aprovação de todos os contratos pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”.
O prefeito não acredita que a operação da Polícia Federal vai impactar sua campanha à reeleição. “A população sabe quem nós somos, sabe que existe um momento eleitoral acontecendo, no qual os ataques acontecem.”
Sabatina Continua
O terceiro e último convidado é Danilo Balas (PL), encerrando a série de sabatinas com os candidatos à Prefeitura de Sorocaba. O encontro ocorre às 21h, na sede do Cruzeiro do Sul, no Alto da Boa Vista, e pode ser assistido no YouTube e Facebook.