Memória
Renovada cessão do prédio onde está o Instituto Histórico
A cessão do prédio onde funciona o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), a Casa de Aluísio de Almeida, foi renovada à entidade. A lei publicada no Jornal do Município do último dia 9 dá ao instituto o direito de uso do imóvel histórico por mais 30 anos.
Construída na década de 1930 a casa foi moradia do sacerdote Luiz Castanho de Almeida, o Monsenhor Castanho. Ele morou no local até 1981.
Apesar de não haver custo financeiro para a entidade, a cessão é onerosa e impõe obrigações à entidade. Entre outras coisas, o instituto deve conservar o imóvel, respeitando seu tombamento municipal; manter e preservar todo o acervo e valor histórico-arquitetônico do imóvel; defender a posse do imóvel contra qualquer turbação de terceiros; utilizar o imóvel única e exclusivamente para atividades filantrópicas, sociais ou culturais; não alterar a destinação do imóvel sem consentimento prévio; não ceder o imóvel, no todo ou em parte, para terceiros; e pagar todas as taxas e impostos incidentes sobre o imóvel.
Outras contrapartidas por parte do instituto prevista em lei são: manter a Biblioteca Professora Maria Augusta Macedo, disponibilizando seu acervo à população para consulta; realizar palestras de cunho cultural e eventos comemorativos; disponibilizar visitas guiadas de forma gratuita; publicar de forma gratuita periódicos de cunho histórico; contribuir com a digitalização do acervo dos livros dos cemitérios municipais de Sorocaba; realizar atividades culturais como exposições, mostra de filmes e apresentações musicais, entre outras; digitalizar o acervo fotográfico dos negativos de cunho histórico e cultual doados à entidade.
O Instituto Histórico fica na rua Dr. Ruy Barbosa, 84, Vila Hortência. (Da Redação)