Cadeira 5
Krenak toma posse como imortal da ABL
O ambientalista, filósofo e poeta Ailton Krenak tomou posse como imortal da Academia Brasileira de Letras ontem (5), na sede da instituição, no Rio de Janeiro. O evento foi exclusivo para convidados e teve transmissão ao vivo no site e canal de Youtube da ABL.
O novo ocupante da Cadeira 5 disse que tem intenção de convidar a Academia Brasileira de Letras para criar uma plataforma parecida com a Biblioteca Ailton Krenak, que disponibiliza acesso a centenas de imagens, filmes, textos e documentos.
“Poderíamos fazer isso com todas as línguas nativas. Teria tudo a ver com a Academia Brasileira de Letras incluir mais umas 170 línguas além do português. Se olhamos os acervos que já existem, o Museu do Índio tem um acervo muito antigo de registros de narrativas, algumas delas só na língua materna. Vamos traduzir com uma tradução simultânea e as pessoas vão poder ouvir. Podemos fazer isso junto com todas as etnias que estão envolvidas no resgate linguístico”, comentou. E continua destacando que a Unesco declarou o período atual como a segunda década das línguas indígenas. “Podemos chamá-la para dar um pouco mais de publicidade junto com a ABL, porque quando está na web, está no mundo, deixa de estar apenas no site. A ideia é priorizar a oralidade, e não o texto. O que ameaça essas línguas é a ausência de falantes”, afirmou Krenak no dia da eleição. (Da Redação com Estadão Conteúdo)