Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Trio da Terra e grupo Samba de Dandara se apresentam amanhã

Shows gratuitos serão nas unidades do Sesi de Sorocaba e Itapetininga

28 de Setembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Samba de Dandara sobe ao palco em Itapetininga, amanhã, às 20h
Samba de Dandara sobe ao palco em Itapetininga, amanhã, às 20h (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Os shows “Raízes do sertão”, do Trio da Terra e a apresentação do grupo Samba de Dandara são parte da programação de amanhã (30) das unidades do Sesi em Sorocaba e Itapetininga, respectivamente. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis pela internet.

Em Sorocaba, o Trio da Terra sobe ao palco às 19h de amanhã. No repertório eles trazem baião, xote, xaxado, frevo, arrasta-pé, coco, quadrilha e ciranda. Com isso, o grupo, que existe desde 2015, convida o público para um encontro com os variados sotaques da música nordestina. Um dos objetivos do projeto é resgatar clássicos do forró pé de serra através de compositores da música raiz nordestina. A seleção das músicas, diz o trio, foi baseada pela qualidade e diversidade harmônica e rítmica.

A apresentação é dançante e descontraída. A banda marca presença em diversas casas de shows em São Paulo e no interior. Em Sorocaba, o show será no espaço e eventos do Sesi que fica na rua Duque de Caxias, 494, Mangal.

Itapetininga

Samba de Dandara é samba de empoderamento e exaltação às mulheres sambistas, às grandes compositoras, às grandes intérpretes, às guerreiras do samba. Essa é a definição apresentada pelo grupo que se apresenta amanhã, às 20h, no Sesi Itapetininga.

A banda, que foi fundada em 2012, propõe debates sobre ancestralidade e protagonismo feminino no samba e na sociedade. O projeto é formado por Maíra da Rosa (voz), Laís Oliveira (cavaco), Mariana Rhormens (flauta e percussão), Ana Lia Alves (percussão) e Kamilla Alcântara (percussão). No palco elas compilam suas trajetórias na música. O repertório de suas integrantes é resultado de estudo de obras de mulheres cantoras e compositoras como Dona Ivone Lara, Tia Ciata, Beth Carvalho, Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão, Dona Inah, Clementina de Jesus, Elza Soares, Teresa Cristina, entre tantas outras.

A banda já acompanhou também nomes como Vó Suzana do Samba da Vela, Nilze Carvalho, Dona Duda Ribeiro, Grazzi Brasil e Bernadete do Peruche, além de ter sido a atração de abertura em apresentação de Leci Brandão na Casa Natura Musical, em 2022, e de ter se apresentado na festa de lançamento do clipe ‘Pretos Ganhando Dinheiro Incomoda Demais‘, de Criolo, em fevereiro de 2023.

Em Itapetininga a apresentação será no Sesi, que fica na avenida Padre Antonio Brunetti, 1360. Os ingressos estão disponíveis na página do Sesi..

Ingressos

Os dois shows têm entrada gratuita, sendo, porém, necessária a apresentação do ingresso que está disponível pelo https://www.sesisp.org.br/. Os bilhetes têm validade até 15 minutos antes da apresentação. Os ingressos remanescentes serão distribuídos 10 minutos antes do início do espetáculo. (Da Redação)