Cultura
Exposição "Biomas do Brasil" reflete sobre ecossistemas
A exposição Biomas do Brasil, da artista Ju Barros, tem como objetivo sensibilizar e instigar a reflexão sobre a delicada situação atual de devastação e destruição dos ecossistemas brasileiros, que constituem patrimônios ecológicos do País. Afinal, o Brasil é responsável pela gestão do maior patrimônio de biodiversidade do mundo. São mais de 120 mil espécies de invertebrados e 8.930 espécies vertebrados (734 mamíferos, 1.982 aves, 732 répteis, 973 anfíbios, 3.150 peixes continentais e 1358 peixes marinhos), das quais 1.173 estão listadas como ameaçadas de extinção.
Para representar essa preocupação, são apresentados seis painéis de mosaicos com pintura em vidro, cada um deles homenageando um dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa -- bem como as espécies nativas ameaçadas de extinção que neles habitam.
Um dos aspectos mais interessantes é que as obras podem ser apreciadas por meio da tecnologia chamada de realidade aumentada, “que permite sobrepor elementos visuais à nossa visão da realidade”, conforme explica a artista. Ou seja, o visitante pode utilizar dispositivos eletrônicos (celulares ou tablets) para visualizar animações presentes nos elementos de cada obra e interagir com eles. As animações são visualizadas quando o espectador aponta a câmera de seu dispositivo para o código QR associado a cada obra.
Juntas, as obras alertam para a necessidade de atenção, cuidados e ações efetivas para restabelecer o equilíbrio dos ecossistemas. As composições visuais da artista, ao representar espécies animais e vegetais características ou endêmicas, valorizam as cores, as formas e a resiliência da natureza.
O conjunto de obras estimula a interromper a destruição da biodiversidade natural e conscientiza sobre a necessidade de curar e restaurar os ecossistemas destruídos. A exposição, além de criação e concepção da artista Ju Barros, conta com curadoria de Oscar D’Ambrosio.
A mostra gratuita está em cartaz no Centro de Visitantes da Floresta Nacional Ipanema (Flona) até dia 30 de abril. A exposição pode ser vista de terça a domingo, nos horários de visitação da Floresta Nacional (entrada das 8h às 15h e permanência até às 17h). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3266-9099. (Da Redação)