Ópera de Mozart abre temporada 2023 do Teatro Municipal de São Paulo

Batizada de "Entusiasmo", a programação terá também apresentações da série "Fora da Caixa", além de uma agenda de concertos sinfônicos

Por Cruzeiro do Sul

Montagem da ópera "Così fan Tutte" feita nos EUA em 2013

O Teatro Municipal de São Paulo vai receber seis óperas em sua temporada lírica de 2023. A programação, batizada de “Entusiasmo”, terá também apresentações da série “Fora da Caixa”, além de uma agenda de concertos sinfônicos. O tema “Entusiasmo” evoca o conceito grego de Enthousiasmós, força ao mesmo tempo vital e avassaladora que fazia rituais consagrados a Dionísio, o deus do vinho e do teatro.

Estreia com Mozart

A temporada lírica começa com “Così fan Tutte”, de Mozart, em março, com direção de Julianna Santos. Em maio, “O Guarani”, de Carlos Gomes, terá direção dos irmãos colombianos Heidi e Rolf Abderhalden. “La Fanciulla del West”, de Puccini, é a atração de julho, dirigida por Carla Camurati.

Em setembro, o Municipal estreia a ópera “Isolda e Tristão”, encomendada a Clarice Assad. A temporada lírica se encerra em novembro, com “O Navio Fantasma”, de Wagner, com direção de Caetano Vilela. Todas as produções terão a direção musical do maestro Roberto Minczuk, que também rege a Orquestra Sinfônica Municipal.

Na série “Fora da Caixa”, com espetáculo fora do palco do Municipal, serão apresentadas “Primavera”, de Maurício de Bonis; “A Noiva do Mar”, de Lycia de Biase Bidart, com direção de Jaoa de Mello; e “Blue Monday”, de Gershwin, e “De Hoje para Amanhã”, de Schoenberg (direção de Alvise Camozzi).

Já a série de concertos sinfônicos com a Orquestra Sinfônica Municipal vai ter obras importantes, como “A Paixão Segundo São João”, de Arvo Pärt; “Sinfonia n.º 6”, de Mahler; “Sinfonia Alpina”, de Strauss; “Who Cares If She Cries”, de Jocy de Oliveira; e o “Réquiem” de Verdi.
Assinaturas serão vendidas até o dia 28 para séries específicas, que contemplam óperas, concertos e demais programações dos corpos estáveis. Mais informações no site https://theatromunicipal.org.br/pt-br/assinaturas/. (Da Redação)