Inaugurado Parque Histórico da Tecelagem

Espaço da antiga fábrica Santa Maria vai receber eventos culturais

Por Cruzeiro do Sul

Espaço mistura história com área verde, fica na Vila Hortência

Foi inaugurado ontem (30) o Parque Municipal Histórico da Tecelagem. O local está localizado em um dos prédios remanescentes históricos da antiga fábrica de tecidos Santa Maria, na Vila Hortência, zona leste de Sorocaba. O espaço abriga ampla área verde, além de arquitetura histórica fabril, datado de 1882, e conta com acervo de maquinários da época.

Segundo a Secretaria de Cultura do município, Luiz Antonio Zamuner, o parque deve ser utilizado, num primeiro momento, para receber eventos culturais, como feiras e exposições. Ou seja, ainda não pode ser cotidianamente frequentado pelo público.

Um dos intuitos do local é o de preservar a memória, já que a cidade abrigou, até meados do século XX, fábricas têxteis de grande porte, empregando milhares de sorocabanos e promovendo o desenvolvimento da cidade, que - por isso - acabou ganhando o codinome de Manchester Paulista, em referência à cidade inglesa famosa pela produção de tecidos.

“É com muita alegria que damos o pontapé inicial da entrega deste parque à população. Um local muito bonito, que, neste primeiro momento, poderá receber feiras culturais e exposições, por exemplo, demandas que chegam até a Secretaria de Cultura”, destacou o secretário de Cultura.

Além de Zamuner, estiveram ontem, na solenidade de inauguração, o prefeito em exercício, Luis Santos; os secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços e Obras), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais), Thiago Santoro (Meio Ambiente), o ouvidor do Município, Evandro Bueno, e o vereador Fernando Dini. (Da Redação)