Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Atividades culturais marcam Dia da Consciência Negra

Biblioteca de Sorocaba tem programação gratuita para celebrar tema

09 de Novembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Prédio onde funciona a Biblioteca Municipal
Prédio onde funciona a Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger", no Alto da Boa Vista (Crédito: VANESSA FERRANTI/ARQUIVO JCS (27/10/2022))

Com o objetivo de celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Secretaria de Cultura (Secult) de Sorocaba realiza, desde ontem (8), uma programação especial e gratuita, com exposições e oficinas, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista.

Uma das atividades é a exposição “Ler para Refletir”, que tem como objetivo apresentar autores e personagens negros, livros infantis que estimulam a reflexão sobre a representatividade do povo negro, além de obras que levam ao pensamento crítico dos leitores a respeito do racismo.

No local, o público poderá conferir diferentes livros selecionados, desde ficções escritas por pessoas negras, bibliografias de grandes nomes da nossa história, bem como livros infantis e livros de história e pensamento social. Todas as obras fazem parte do acervo da Biblioteca Municipal e estão disponíveis para empréstimo e para leitura no próprio local, até o dia 30 de novembro.

A partir desta quinta-feira (10) e até o dia 30 de novembro, a biblioteca receberá a exposição “Expressões da Equidade”, com curadoria da educadora Marilda Aparecida Corrêa, com fotos de mulheres que atuam ou já atuaram dentro do Movimento Negro em Sorocaba. As imagens revelam rostos de várias idades e segmentos, com o intuito de promover a reflexão sobre o papel da mulher negra na sociedade.

Oficinas

Na sexta-feira (11), às 14h30, será oferecida as oficinas de balangandã e de colagem “Consciência Negra: Imagem e Texto”, com a equipe da Biblioteca Municipal. A primeira é voltada ao público infantil. As crianças vão aprender a fazer bijuterias de origem africana, que era utilizado tradicionalmente como amuleto.

Já a Oficina de Colagem “Consciência Negra: Imagem e Texto” é para pessoas a partir de 15 anos. Nesta, a equipe da biblioteca Municipal ensinará os participantes, por meio de recortes de revistas, a fazer colagens manuais, estimulando a expressividade, com imagens e palavras, e a reflexão crítica sobre o racismo.

Todas as atividades são abertas ao público, sem a necessidade de inscrição prévia. A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3228-1955. (Da Redação)