Cultura
Que tal rir com ‘O Assalto do Século’?
Circo Guaraciaba estreia hoje espetáculo sobre palhaço falido
O Circo-Teatro Guaraciaba estreia hoje (5) novo espetáculo, ‘O Assalto do Século‘, um melodrama inspirado na obra ‘El Asalto del Siglo‘, de Geovanny Pangol e Carlos Gallardo do Teatro La Muralla de Quito, Equador.
Alexandre Malhone, neto dos fundadores do Guaraciaba, traz à cena um palhaço falido, melancólico e bêbado. ‘A maior dificuldade foi interpretar esse palhaço em um espetáculo sem fala‘, explica Malhone.
No roteiro da montagem, o personagem principal vive no submundo de uma grande cidade e começa a cometer pequenos furtos para sobreviver. Após planejar um grande assalto, uma surpresa irá mudar sua rotina - e sua vida - para sempre.
A inspiração da interpretação, confessada, é de Carlitos (Charles Chaplin), dos palhaços presentes nos filmes do diretor italiano Federico Fellini e na astúcia dos latino-americanos. Além da interpretação de Malhone, a direção é Julio Mello, e a direção musical de Felipe Gadaian.
A trupe do Guaraciaba acredita que “a única forma de superarmos nossas tragédias sociais é a partir do humor, do riso. Quando alguém começa a rir de algo é porque já começou a entender ou superar”.
Grátis
A apresentação de hoje será no Aquário Cultural de Votorantim (ao lado da Praça de eventos Lecy de Campos), às 22h15. Haverá apresentações também nos dias 11, 12 e 13 deste mês, às 19h30, no CEU das Artes. A entrada é gratuita em todas as apresentações. (Da Redação)