Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Exposição traz manuscritos e documentos raros

27 de Setembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Mostra conta com 180 documentos deixados por nomes ilustres
Mostra conta com 180 documentos deixados por nomes ilustres (Crédito: DIVULGAÇÃO )

Logo na entrada da exposição, o visitante encontra a primeira raridade: um pergaminho com assinaturas de quatro papas e um santo, firmadas em 1153. Trata-se do mais valioso documento da mostra “A Magia do Manuscrito”, que será aberta no Sesc Avenida Paulista, amanhã (28) e segue até 15 de janeiro em cartaz. É o início de uma maravilhosa viagem no tempo por meio de 180 preciosos documentos deixados por ilustres nomes da arte, política, ciência e história. São cartas, desenhos, fotografias assinadas, partituras e bilhetes de personalidades que vão de Michelangelo, Van Gogh, Beethoven e Freud a brasileiros como Tiradentes, Machado de Assis, Santos Dumont, os imperadores Pedro I e Pedro II, e Ayrton Senna.

“A mostra nasceu a partir do sucesso de uma exposição menor, com 140 documentos, que ocorreu em Nova York, em 2018: em quatro meses, foram 180 mil visitantes”, explica o editor, bibliófilo e especialista em manuscritos Pedro Corrêa do Lago, dono da coleção da qual foram pinçados os valiosos papéis.

Com uma quantidade que varia entre 40 mil e 50 mil peças, a coleção de Corrêa do Lago é considerada a mais importante do mundo em mãos particulares. E, não bastasse o valor da raridade de cada documento, a mostra do Sesc vai oferecer a oportunidade de se observar pessoalmente os originais, experiência que permitirá, por exemplo, notar rabiscos feitos por Napoleão Bonaparte, um artigo manuscrito de Simone de Beauvoir, a partitura de “Chega de Saudade”, de Tom Jobim, uma lista feita por Tiradentes, a versão do conto “A Biblioteca de Babel” na letra de seu autor, Jorge Luis Borges.

A entrada é gratuita. Agendamento de visitas educativas e-mail: [email protected]. Mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.sescsp.org.br/. (Da Redação com Estadão Conteúdo)