Cinemas sorocabanos recebem ‘Minions 2’ e pré-estreia de ‘Thor’

Animação que passa a ser exibida hoje (30) conta a origem de Gru, vilão favorito da criançada

Por Virginia Kleinhappel Valio

Sucesso desde 2010, os monstrinhos amarelos voltam às telas no segundo filme da trilogia.

Os apaixonados pelos famosos monstrinhos amarelos Minions -- que trabalham para o vilão favorito da criançada, o Gru -- podem comemorar, pois as salas de cinema de Sorocaba recebem nesta quinta-feira (30) a estreia de “Minions 2 A origem de Gru”. Já na quarta-feira (6), o longa “Thor Amor e Trovão” chega às telonas da cidade.

A febre dos Minions começou em 2010, com o lançamento do filme “Meu Malvado Favorito”. Anos depois, em 2015, o primeiro filme da trilogia que conta a história dos monstrinhos foi lançado e é considerado, até o momento, a quarta animação de maior bilheteria no mundo. À época, a animação arrecadou mais de 1 bilhão de dólares e recebeu dois prêmios: Melhor Filme do ano no Meus Prêmios Nick e Melhor Filme de Família do People Choice Awards de 2016.

Sete anos após o lançamento do primeiro filme, a Universal Pictures e Illumination lançam hoje “Minnions 2 - A Origem de Gru”. Para o segundo filme da trilogia, que teve produção iniciada em julho de 2017, o diretor norte-americano Kyle Balda foca na vida do vilão Gru, interpretado pelo premiado ator e humorista Steve Carrel. Vale lembrar que o vilão não era personagem no primeiro filme, o que rendeu críticas à produção. A animação estava programada para ser lançada em 3 de julho de 2020 nos EUA, para comemorar os 10 anos do filme original, porém, em 19 de março de 2020, a Illumination anunciou que o filme seria adiado por causa do impacto da pandemia da Covid-19 na indústria cinematográfica.

Desta vez, Gru, o malvado favorito dos telespectadores é uma criança feliz, que vive no subúrbio, mas que já realiza pequenas travessuras, como usar ímãs para trapacear no fliperama, uma arma de queijo para cortar a fila na sorveteria e uma “bomba de peido”. A história acontece na década de 70 e Gru é fã de um grupo de supervilões conhecido como Vicious 6. Gru traça um plano para se tornar mau o suficiente e se juntar a eles.

Quando os Vicious 6 demitem seu líder, o lendário lutador Wild Knuckles, Gru é entrevistado para se tornar seu mais novo membro. Não vai bem, e a coisa só piora depois que Gru os rouba e de repente se torna o inimigo mortal do ápice do mal. Em fuga, Gru recorrerá a uma fonte improvável de orientação, o próprio Wild Knuckles, e Jane Walters, uma estrela de cinema e esposa de Wild Knuckles, e descobrirá que até os bandidos precisam de uma pequena ajuda de seus amigos.

Para o jornalista Thomas Floyd, do The Washington Post, o filme tenta combater a saturação excessiva dos Minions. Floyd destaca que o filme promove brincadeiras que devem encantar crianças e adultos e “manter os cosplayers de minions empregados em muitas festas de aniversario que estão por vir”. No site especialista em críticas de cinema e televisão, Rotten Tomatoes, a animação possui 68% de aprovação.

O “Deus do trovão” está de volta

A Marvel Studios traz para as salas de cinema a partir de quarta-feira (6) mais uma aventura solo de Thor, intitulado “Thor Amor e Trovão”. Vivido pelo australiano Chris Hemsworth, o 29º filme do Universo Cinematográfico Marvel é a sequência direta do último filme do super-herói, lançado em 2017.

Além de representar os acontecimentos do último longa, promove a volta de Jane Foster , interpretada por Natalie Portman, que se transforma na versão feminina de Thor. Os Guardiões da Galáxia terão papel importante na história, trazendo aventuras que podem fazer o filho de Odin questionar seu papel enquanto Deus do Trovão, precisando contar com o apoio de grandes aliados como Valquíria (Tessa Thompson) e Korg (Taika Waititi) para enfrentar suas lutas. O filme ainda apresenta Gorr (Christian Bale) - sendo o grande vilão da narrativa - e ainda, Zeus (Russell Crowe).

Os críticos norte-americanos assistiram a pré-estreia do filme e as primeiras reações foram publicadas nas redes sociais. Kirsten Acuna, repórter de Cultura do site de entretenimento “Insider” comentou o lançamento do filme “Uau!! Thor Amor e Trovão é ótimo! Eu ri. Chorei. Então eu ri e chorei um pouco mais, nessa ordem”. Ela elogia a atuação de Natalie Portman “Ela (Portman) finalmente recebe o que merece. A Dra. Jane Foster é mais do que digna de ser a Poderosa Thor”.

Erik Davis, jornalista do portal “Fandango” e crítico do “Rotten Tomatoes” também elogiou o longa “Outra aventura clássica do Thor! ‘Thor: Amor e Trovão’ é tudo o que eu queria que ele fosse. Batalhas grandes, coloridas e bizarras regadas a Guns N’ Roses, combinadas com uma história tremendamente romântica sobre encontrar amor em lugares inesperados. Christian Bale e Russell Crowe estão especialmente ótimos”. O filme da Marvel foi elogiado por outros jornalistas pela mistura de humor e drama, além da trilha-sonora e o visual do filme, que também ganharam pontos da crítica. (Virgínia Kleinhappel Valio)