1º FestiRua acontece neste fim de semana no Parque das Águas

1º FestiRua de Sorocaba começa amanhã (21) com apresentações gratuitas

Por Cruzeiro do Sul

Entre sábado e domingo, artistas apresentarão arte circences de rua.

Apresentações circenses de rua vão tomar conta do Parque das Águas este final de semana. Começa amanhã (21), a partir das 16h, o 1º FestiRua de Sorocaba, que tem entrada gratuita e segue até domingo (22). O evento tem como objetivo principal ampliar e divulgar essa modalidade de arte. A organização do festival, que tem apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura (Secult), é uma iniciativa dos artistas circenses Paulo Galindo (Palhaço Fusquinha), Samir Jaime (Palhaço Berinjela Trakinas), Adriana Techera e Alexandre Malhone. “Entendemos que a criação deste festival é uma oportunidade de fomentar cada vez mais a linguagem na região, buscando marcar espaço dentro das atividades culturais da cidade, pensando em futuramente, se tornar parte do calendário do município”, comenta Paulo Galindo idealizador do projeto.

O evento será aberto com o “Show da Drika”, no sábado (21), às 16h30, reunindo malabares, bambolê, acrobacias aéreas, mágicas e melodias alegres, que contagiarão os espectadores. Apresentados pela artista argentina independente Adriana Techera, esses números solos carregam a experiência de 12 anos em festivais de circo e teatro. Com seus aparelhos e uma mala, Adriana consegue cativar o público e deixar a vivência emocionante.

Às 17h40, Ale Malhone, integrante do Circo-Teatro Guaraciaba, um grupo com mais de 75 anos de história e tradição, traz o espetáculo “O Céu e a Lona”. O show apresenta um palhaço sem circo, que usa a rua como seu picadeiro, mostrando a todos que sua principal habilidade é o fracasso.

Domingo

Já, no domingo (22), às 16h30, o Palhaço Berinjela Trakinas, integrante dos grupos Nativos Terra Rasgada e Núcleo Aclowndemia de Palhaçaria, apresenta o espetáculo “O Grande Pequeno Circo”. O artista, que também é ator, reúne 20 anos de arte de rua, tendo se apresentado em diversos estados do País. A performance convida o público a abrir a mente e a soltar a imaginação, mostrando que, em uma pequena lona, a magia do circo já pode acontecer, com muito mistério, enigmas e surpresas.

Para encerrar, às 17h40, o Palhaço Fusquinha, que conta com 17 anos de vivências artísticas, encanta o público com o show “Otovinu”. Integrante da Cia 2 e Meio, em paralelo ao seu trabalho solo, Fusquinha já se apresentou em sete Estados brasileiros, além de na Bolívia, Argentina, Espanha e Portugal. O espetáculo traz variedades de circo, porém, sem a lona, ou seja, na rua e somente com seus números cômicos, virtuosos e picaretas, como malabarismo, mágicas, acrobacias e palhaçadas.

O Palhaço Chungo Malungo, interpretado pelo venezuelano Antônio Mendoza, estará presente nos dois dias do FestiRua, desenvolvendo intervenções entre uma apresentação e outra. Com 20 anos de trajetória, o artista carrega grande repertório de espetáculos, que já passaram pela Argentina, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Cuba e Brasil.

O Parque das Águas está localizado na rua Antônio Joaquim Santana, 714, no Jardim Abaeté. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram do festival: https://www.instagram.com/festiruasorocaba/. (Da Redação com Secom Sorocaba)