‘Beyond Van Gogh’ segue até julho na capital paulista

Exposição imersiva da obra do gênio holandês usa tecnologia de projeção de ponta

Por Cruzeiro do Sul

Exposição proporciona ao visitante a sensação de estar dentro das obras do pintor.

Segue até o dia 3 de julho, na capital paulista, a exposição imersiva da obra monumental de Van Gogh, que proporciona ao visitante a sensação de estar dentro das obras do pintor.

Em uma enorme instalação moderna, que abraça e acolhe o espectador de todas as idades, as cores e as emoções impressas nas obras de Vicent Van Gogh são apresentadas de uma maneira pop e sensorial, em um pavilhão de 2.200 metros quadrados especialmente construído no estacionamento do piso G4 do MorumbiShopping para abrigar a exposição “Beyond Van Gogh”.

Visitada por milhões de pessoas ao redor do mundo, a experiência “Beyond Van Gogh” usa tecnologia de projeção de ponta para criar uma viagem sensorial extraordinária, apresentando mais de 300 obras-primas do pintor que, livres de molduras, ganham vida, aparecem e desaparecem, fluem por múltiplas superfícies, projetadas no chão e nas paredes que se envolvem em luz, cor e formas para revelar flores, cafés, paisagens.

Para isso, a configuração de projeção brilha por meio de 332.000 lumens - que determina a intensidade da luz - de 40 projetores, cada um classificado para 10.000 lumens. Cada projetor, por sua vez, se conecta a um dos 12 computadores com monitores utilizando a premiada tecnologia “Watchout” de várias telas. O sofisticado equipamento utiliza três distribuições completas que ultrapassam 100 amperes com 1000 metros de cabos e mais de 400 metros de estrutura suspensa e 500 metros quadrados de tecidos espalhados por todo o pavilhão, para transformá-lo em uma grande tela móvel.

Embalada por uma trilha sonora contemporânea e usando os sonhos, pensamentos e palavras do artista, a exposição leva a uma nova apreciação do trabalho impressionante do gênio holandês. “Beyond Van Gogh” celebra a obra do grande mestre e traz uma reflexão de como o artista continua influenciando e se relacionando com amantes da arte no mundo e no Brasil.

Van Gogh

Ao longo de uma carreira surpreendentemente curta, Vincent Van Gogh criou uma obra tão deslumbrante que o passar dos anos somente aumentou sua importância e magnitude. Ele é considerado um dos maiores pintores da história, mas teve pouco sucesso durante sua vida. Todo o seu trabalho - cerca de 900 pinturas e 1100 desenhos - foi produzido durante um período de apenas 10 anos, antes de sucumbir à doença mental, possivelmente transtorno bipolar.

Sua fama cresceu rapidamente após sua morte, especialmente após a exibição de 71 pinturas em Paris, em 17 de março de 1901. Várias de suas obras estão atualmente entre as mais admiradas e caras do mundo, como o “Quarto em Arles (1888)”, “Noite Estrelada (1889)”, “Lírios (1889)”, “Os Girassóis (1889)”, o “Autorretrato (1889)”, “Terraço do Café na Praça do Fórum (1888)” e o “Campo de Trigo com Corvos (1890)”, entre muitas outras.

Van Gogh foi um dos maiores influenciadores do expressionismo, um dos movimentos de vanguarda europeus que influenciaram a arte moderna mundial e, no Brasil, o movimento modernista, que teve início com a Semana de Arte Moderna de 1922. Ele foi também particularmente importante como influência para os artistas brasileiros, sempre apreciado pelas novas gerações por ser precursor de uma arte que comunica com emoção, uma das máximas de seu trabalho. (Da Redação)

Serviço:

“Beyond Van Gogh”
Até 3/07 julho
De segunda a sábado, das 10h às 21h20
Domingos, das 10h às 19h
Ingressos: a patir de R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)
Piso G4 - Morumbi Shopping
Av. Roque Petroni Jr., 1089 - SP