Buscar no Cruzeiro

Buscar

Show

Hot Club apresenta releituras de Django e Noel em Sorocaba

O projeto apresenta a conexão entre as músicas de Noel Rosa e Django Reinhardt

18 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O grupo piracicabano interpreta sambas de Noel Rosa e clássicos do jazz de Django Reinhardt.
O grupo piracicabano interpreta sambas de Noel Rosa e clássicos do jazz de Django Reinhardt. (Crédito: DIVULGAÇÃO / SEIS2 PRODUÇÕES)

O espetáculo “111 anos de Django e Noel com Hot Club de Piracicaba” chega a Sorocaba neste sábado (21), trazendo releituras de músicas de dois importantes compositores do século 20, nascidos em diferentes partes do mundo. A apresentação do grupo de jazz piracicabano será no Teatro Municipal Teotônio Vilela, às 20h, com entrada gratuita.

O projeto apresenta a conexão entre as músicas de Noel Rosa e Django Reinhardt, ao evidenciar o que acontecia simultaneamente no Brasil e na França no mesmo período. O show faz parte da turnê do grupo, aprovada no ProAC Direto, que conta com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com produção da Empório Produções e apoio da Prefeitura Municipal de Sorocaba.

Violonistas e compositores, Django Reinhardt e Noel Rosa nasceram em 1910 -- daí o nome do álbum, lançado em 2021. Django é considerado o patrono do gypsy jazz, estilo que surgiu da fusão entre a música cigana e o jazz americano. Nasceu na Bélgica, viveu na França e, com o seu “Quinteto do Hot Club da França”, gravou inúmeros álbuns e, nos EUA, tornou-se um dos maiores músicos de jazz de todos os tempos. Dentre suas inúmeras composições, “Nuages” e “Minor Swing” tornaram-se clássicos do jazz manouche.

Já Noel, nascido do Rio de Janeiro, foi um dos nomes mais importantes na história da Música Popular Brasileira, apesar de ter falecido muito jovem, aos 26 anos. São de sua autoria as canções “Três Apitos”, “Com que roupa”, “Conversa de Botequim”, “Feitio de Oração”, “Último desejo” e “Palpite Infeliz”.

O HCP (Hot Club de Piracicaba) é formado por André Grella (piano), Eliezer Silva (trompete), Frank Edson (tuba), José Fernando Seifarth (violão e guitarra), Eloy Porto Neto (trombone e vocal) e Wagner Silva (bateria). Haverá participações especiais de Lu Garcia (voz), Marcio Sartório (voz), Marcos Moraes (violão) e Bina Coquet (violão).

O grupo foi fundado em 2008 por José Fernando Seifarth, Cidão Lima e Marcos Monaco (os dois últimos, integrantes da prestigiada banda paulistana Traditional Jazz Band Brasil), com o intuito de reunir amigos para tocar jazz. “Django e Noel 111” é o quinto álbum da carreira do grupo, e está disponível nas principais plataformas de streaming. (Da Redação)