Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Orquestra Sinfônica e Grupo de Música Raiz se apresentam em Tatuí

10 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Concerto gratuito trará repertório com arranjos de clássicos e novas obras do universo caipira.
Concerto gratuito trará repertório com arranjos de clássicos e novas obras do universo caipira. (Crédito: DIVULGAÇÃO )

A Orquestra Sinfônica e o Grupo de Música Raiz, do Conservatório de Tatuí, se apresentam nesta quarta-feira (11), a partir das 20h30, no Teatro Procópio Ferreira.

O show gratuito é uma colaboração entre dois grupos artísticos do Conservatório de Tatuí e propõe um diálogo entre ritmos, gêneros e novos arranjos. Para o concerto “Orquestra Sinfônica convida Grupo de Música Raiz”, a abertura fica por conta de obras do compositor Arthur Barbosa em ritmos caribenhos para violino e orquestra.

O público poderá contemplar o repertório com arranjos de clássicos e novas obras do universo caipira, envolvendo músicos dos dois grupos. Com arranjos de Rinaldo Zamai e com o maestro italiano Emmanuele Baldini na regência da orquestra, o evento promete cativar o público.

Na programação do concerto estão previstas as seguintes músicas: Acontecência (Cláudio Nucci), Lamento Sertanejo (Dominguinhos), Arrumação (Elomar Fogueira), Dona Fia (Roque Ferreira), Recordações de Ypacaraí (Zulema Mirkin e Demétrio Ortiz), Fazendinha (Nilson Chaves), Natural (Zeca Collares), Cheiro de Relva (Dino Franco) e No Rancho Fundo (Ary Barroso/Lamartine Babo).

O Grupo de Música Raiz surgiu em 2018 sob a coordenação do compositor, instrumentista de viola caipira, e pesquisador da cultura popular brasileira, Zeca Collares. Com a missão de fazer leitura, pesquisas e performances da música raiz do Brasil, tanto instrumental quanto em canções, o grupo é formado exclusivamente por alunas e alunos de instrumentos e canto nas áreas de MPB/Jazz e Erudito do Conservatório de Tatuí. O repertório inclui ainda a diversidade rítmica da música raiz de diversas regiões brasileiras.

O concerto “Orquestra Sinfônica convida Grupo de Música Raiz” faz parte da programação especial 2022 e prevê ainda dezenas de outros concertos das demais formações artísticas da instituição: Banda Sinfônica, Big Band, Camerata de Violões, Coro, Grupo de Choro, Grupo de Percussão e Jazz Combo.

Os ingressos podem ser retirados com antecedência na internet através da plataforma INTI e na bilheteria do próprio teatro, das 13h às 16h, e das 17h às 20h. O concerto tem o apoio do Instituto CCR e CCR SPVias. (Da Redação)

Serviço:

Orquestra Sinfônica & Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí
Dia: 11/5, às 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí
Entrada gratuita
Classificação Livre