Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Maloca Cultural terá Oficina de Batuque

08 de Março de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Professora Marina Dias ministrará as aulas que começam amanhã.
Professora Marina Dias ministrará as aulas que começam amanhã. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Começa amanhã e segue durante todo o mês de março, sempre às quartas-feiras, a Oficina de Batuque promovida pela Maloca Centro Cultural. O objetivo da ação é expandir e difundir a cultura por meio da alfabetização musical em aulas para crianças e adultos. As aulas serão ministradas pela professora Marina Dias em duas turmas: matutina (10h às 11h30) e noturna (19h às 20h30). O valor de investimento é de R$50 por aluno e as vagas são limitadas a 15 pessoas por turma.

A Oficina de Batuque é destinada a todos que desejam entender teoria musical e podem participar pessoas que já estudam música, como também aqueles que ainda não tocam um instrumento. A faixa etária é a partir de sete anos. O objetivo do projeto é fazer com que os alunos aprendam a leitura de partituras e se familiarizem com a parte teórica da arte de batucar.

A baterista, compositora e produtora musical, Marina Dias, é coordenadora do eixo de música da Maloca Centro Cultural. De acordo com ela, o estudo da bateria proporciona inúmeros benefícios, como melhora da coordenação mental, expressão das emoções, humor, concentração, raciocínio, memória, criatividade e até capacidade de superação.

O primeiro encontro será uma introdução à música, onde Marina explicará o que é o som e suas propriedades, apresentará a bateria como instrumento, contará uma breve história dos tambores, desde os primórdios da existência humana até 2022. Além disso, os alunos também aprenderão a contagem de tempo e praticarão batucadinhas.

Já no segundo encontro, o tema da aula é “Carnaval como protesto” e será ensinado sobre as técnicas das baquetas, postura, alongamentos, respiração, fórmula de compasso, figuras, notas musicais e solfejo.

No terceiro encontro, os alunos serão introduzidos aos toques do samba e aprenderão sobre as variações de colcheia aplicada no toque de marcha e semicolcheia em grupo. Para o quarto e último encontro, as turmas deverão compor um batuque do zero, ou seja, criar um toque inédito.

As inscrições podem ser realizadas até amanhã (9), às 18h30, pelo formulário on-line. Para menores de idade, é indispensável a presença de um adulto responsável durante os quatro encontros.

É obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação dos participantes com segunda e/ou terceira dose recebida há pelo menos 14 dias. O uso de máscara será obrigatório. A Maloca Centro Cultural conta com acessibilidade para PCD’s e está localizada na rua Francisco Scarpa, 321, Centro. (Da Redação)