Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exposição fotográfica

Mostra ‘Quarentena’ começa na Câmara

03 de Março de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Câmara de Sorocaba
Câmara de Sorocaba (Crédito: FERNANDO REZENDE / ARQUIVO JCS)

Vinte alunos que participaram do curso gratuito de fotografia no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), realizado por meio de uma parceria com o Centro de Orientação e Educação Social (Coeso), terão a oportunidade de mostrar seus trabalhos na exposição fotográfica “Quarentena (O novo retrato de um cotidiano transformado pela pandemia)”. A mostra começa hoje (3) e segue até 11 de março no saguão principal da Câmara Municipal de Sorocaba que fica na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2945 -- Alto da Boa Vista, Sorocaba - SP. Ao todo serão 30 fotografias que retratam as mudanças causadas no cotidiano após o aparecimento da pandemia.

O “Curso Básico de Fotografia Coeso -- Foco no Futuro”, oferecido gratuitamente aos participantes, acontece sempre no segundo semestre de cada ano, no PTS. É voltado a comunidade que queira adquirir experiência na área. A ideia é incentivá-los a escolher uma carreira para o futuro. Esta já é a nona edição do curso.

Para a realização das aulas o projeto conta com um corpo de fotógrafos voluntários e qualificados em áreas distintas, são oferecidas diversas oficinas, entre elas, práticas de fotojornalismo com o fotojornalista Fábio Rogerio; foto publicitária com o fotógrafo Sandro Costa; fotografia social com Mauricio Soares; smash the cake e newborn com as fotógrafas Gisele Rocha e Fernanda Camargo; direção fotográfica com Larissa Mattos; oficinas de photoshop com Jonas de Pontes e fotografia aérea e pilotagem de drones com Fabricio Maruci, além de treinamentos em saídas fotográficas. A capacitação é promovida pela Coeso, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba por meio do Parque Tecnológico e foi concluída em dezembro de 2021 com uma exposição dentro do PTS.

Para o coordenador do projeto, o publicitário e fotógrafo Kleber Virtuoso, além do aprendizado obtido ao longo do curso é despertado no aluno a sensibilidade artística para compor boas fotografias e contar histórias através dos clicks, independentemente do equipamento usado. “Isso nos prova que o talento está ali e só precisa ser despertado e incentivado”, diz Kleber. (Da Redação)