Buscar no Cruzeiro

Buscar

Curta-metragem

Projeto Maya promove oficinas de criatividade

Cada ciclo de oficinas terá dois dias de encontro e o mesmo cronograma de atividades

29 de Janeiro de 2022 às 02:42
Cruzeiro do Sul [email protected]
As oficinas são parte do projeto que inclui um curta-metragem
As oficinas são parte do projeto que inclui um curta-metragem (Crédito: MARIANA OLIVEIRA / DIVULGAÇÃO)

A equipe do projeto “Maya”, um curta-metragem que está sendo produzido com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba, promoverá dois ciclos de oficinas de criatividade para pessoas que exercem a maternidade, sejam cis ou trans, ou experienciam o período gestacional.

Cada ciclo de oficinas terá dois dias de encontro e o mesmo cronograma de atividades. Assim, cada participante só precisa se inscrever em dois dias de oficinas, 3 e 4 de fevereiro às 19h30; ou 17 e 18 de fevereiro, no mesmo horário. O primeiro ciclo estava originalmente agendado para os dias 27 e 28 de janeiro, mas foi adiado por questões logísticas.

As Oficinas de Criatividade são atividades em grupo, geralmente conduzidas por uma psicóloga. Nessas atividades são utilizados recursos que facilitam a expressão verbal e corporal das pessoas participantes, além de proporcionar uma imersão, um processo de autoconhecimento.

Os encontros serão totalmente on-line, via Google Meet, e têm como proposta criar um espaço seguro e confortável para que as pessoas participantes possam compartilhar suas experiências com a gestação e com a maternidade.

O objetivo é permitir que essas pessoas se aproximem às atividades artísticas e culturais que podem promover a saúde mental. “A experiência em grupo faz com que surjam reconhecimentos e estranhamentos entre as participantes e isso colabora para que elas enfrentem e ampliem suas percepções sobre si mesmas e transformem experiências cotidianas”, conta Ariane Nascimento Silva, diretora do curta-metragem e também psicóloga (CRP 06/158452).

Esse será o primeiro contato do público com o projeto Maya, que tem como objetivo habilitar e instigar a análise de si mesma e do papel da maternidade na vida da mãe e em seu desenvolvimento pessoal. Além das Oficinas de Criatividade, outras fases do projeto serão disponibilizadas — um simpósio on-line e a estreia do filme — para quem desejar imergir ainda mais nos temas retratados e principalmente no papel da maternidade no cinema e na realidade de todas.

As inscrições para os ciclos podem ser realizadas por meio de um formulário on-line disponibilizado na página do curta-metragem no Instagram (@mayacurtametragem). As vagas são limitadas. (Da Redação)