Buscar no Cruzeiro

Buscar

Arte

Trienal ‘Frestas’ pode ser vista até domingo

A maior parte das obras pode ser vista no estacionamento de 1.300 metros quadrados do Sesc Sorocaba

28 de Janeiro de 2022 às 06:35
Cruzeiro do Sul [email protected]
A mostra reúne trabalhos de 53 artistas de 12 países
A mostra reúne trabalhos de 53 artistas de 12 países (Crédito: DIVULGAÇÃO / MATHEUS JOSE MARIA)

Termina neste domingo (30) a terceira edição de “Frestas - Trienal de Artes”, mostra gratuita que tem a diversidade cultural como marca principal. Aberta em 21 de agosto de 2021, a exposição reúne obras de 53 artistas e coletivos de 12 países e três continentes, sob o título “O Rio é uma Serpente”. A curadoria é do trio Beatriz Lemos, Diane Lima e Thiago de Paula Souza.

A maior parte das obras pode ser vista no estacionamento de 1.300 metros quadrados do Sesc Sorocaba, situado no Jardim Faculdade, mas também há obras em outros espaços, como a instalação “Entidades”, de Jaider Esbell, que pode ser vista na passarela estaiada da unidade.

Além disso, a trienal extrapola os limites territoriais da unidade com obras expostas em espaços públicos da cidade. É o caso de “Pavimento nº 1”, da artista Jota Mombaça, de Natal (RN), uma pintura de grande extensão sobre a avenida Arthur Fonseca. As instalações “Esculturas para Bailar Merengue”, do artista dominicano Engel Leonardo Baní; e “Labirinto”, da goiana Sallisa Rosa, podem ser vistas no Parque da Biquinha (avenida Comendador Pereira Inácio, nº 1.112, Jardim Emília), que fica aberto de terça a domingo, das 8h às 17h.

Como parte da programação de Frestas, no sábado (29), às 17h, a dança contemporânea estará no centro da atividade “Cinedebate Movimento III”, no teatro da unidade. A sessão contará com a exibição de “Movimento III”, de Mario Lopes, coreógrafo e diretor brasileiro que vive e trabalha entre Munique (Alemanha) e Helsinque (Finlândia) e será sucedida de debate online do diretor com a equipe educativa da exposição. (Da Redação)