Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dança e arte

Trienal das Artes oferece atividades presenciais

Programação conta com oficinas e apresentações musicais gratuitas, marcando o último mês da exposição

14 de Janeiro de 2022 às 04:08
Cruzeiro do Sul [email protected]
A dança contemporânea também é representada na programação que vai até o final do mês
A dança contemporânea também é representada na programação que vai até o final do mês (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A 3ª edição de Frestas - Trienal de Artes do Sesc Sorocaba chega ao seu último mês em cartaz com uma programação gratuita e diversificada, com atividades on-line e presenciais, como oficinas, competição de poesia, caminhada cultural, espetáculos de música e dança e bate-papo. A exposição pode ser vista gratuitamente até 30 de janeiro, sem necessidade de agendamento prévio.

No dia 16 (domingo), das 10h às 12h, a equipe educativa de Frestas ministra a Oficina de Pintura Corporal, que vai mostrar os conhecimentos e significados das pinturas dos povos indígenas. São oferecidas 10 vagas e as inscrições devem ser feitas com 1h de antecedência na Central de Atendimento da unidade.

No dia 21 (sexta), das 18h30 às 20h, o público poderá conferir o “Slam em Frestas”, com os slammers Dazen, Evelyn, Felipe Brasil, Gabrelu, Insana, Laíne Marie, Victor Draw, Teodora Régia. Jurados: Eve Lise, Pure Hemp, A.P.R.I.L.E. DJ Bbeka.

O encontro será no formato de “Slam”, termo da língua inglesa que remete “uma batida forte”, com competição de poesias pelos slammers, que irão performar através da palavra e do corpo, com suas poesias recitadas em público propondo novas óticas sobre o corpo, a homofobia, o racismo, a violência, a repressão e muitos mais temas importantes para a reflexão sobre direito do ser e do exercício cidadania na sociedade contemporânea. Cada participante recita sua poesia autoral, sem influência de bases e/ou estruturas musicais, contando com a avaliação de um júri.

Já no dia 22, das 14h às 15h, a Sala de Oficinas da unidade recebe a Vivência de ritmos brasileiros para crianças. A atividade terá como ponto de partida ritmos musicais presentes em algumas obras da exposição, propondo a experimentação por meio do fazer musical, com elementos da cultura brasileira. As vagas são limitadas e os ingressos serão distribuídos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

Caminhada do Sesc até o Parque da Biquinha, aliando a atividade física com a visita às obras externas que compõem a exposição Frestas - Trienal de Artes, será realizada no dia 23 (domingo), às 8h30. No retorno à unidade, serão visitadas outras obras que dialogam conceitualmente com as que estão no parque. A atividade é gratuita e as inscrições já podem ser feitas no site sescsp.org.br/inscricoes.

Também como parte da programação de Frestas, a cantora Ventura Profana apresenta no dia 27 (quinta), às 20h, no teatro da unidade, o show “Mais que abundante”. O show é gratuito e os ingressos serão distribuídos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

A dança contemporânea também é representada na programação, com o “Cinedebate Movimento III”, ocorrerá no dia 30 (sábado), às 17h, no teatro da unidade. A sessão contará com a exibição de “Movimento III”, de Mario Lopes, coreógrafo e diretor brasileiro que vive e trabalha entre Munique, Alemanha, e Helsinque, Finlândia, e será sucedida de debate on-line do diretor com a equipe educativa da exposição.

Atividades on-line

A programação de janeiro ainda conta com atividades on-lines. No dia 21 (quinta), às 20h, o público poderá acompanhar a performance “Dança nas feridas”, da artista Lia La Novia Sirena. Por meio do ritual “quinceanera” (baile de debutantes), a artista nos convida a habitar a feminilidade trans e a curar a ferida colonial de gênero e sexualidade implícita. A performance será transmitida ao vivo pelo Youtube do Sesc Sorocaba (youtube.com/sescsorocaba).

Ao longo do dia 21 (sexta), das 8h às 23h59, o público poderá acompanhar a ação online “Milissegundos nos trapos de mundo”, proposta pela performer Ana Raylander. A transmissão será feita ao vivo pelo site de Frestas (sescsp.org.br/frestas) (Da Redação)