Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Silvia Stecca presidirá o Macs e fala sobre planos para o museu

17 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Silvia Stecca foi escolhida dia 13.
Silvia Stecca foi escolhida dia 13. (Crédito: REPRODUÇÃO FACEBOOK)

Na noite da última segunda-feira (13), os membros do conselho deliberativo do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, o Macs, escolheram os novos dirigentes da instituição. Para presidência, a empresária Silvia Stecca, associada fundadora, foi indicada, acompanhada da gestora cultural e produtora-executiva Luli Hunt, que assume a vice-presidência.

Pensando em dar continuidade ao trabalho realizado na gestão de Cristina Delanhesi (agora conselheira da instituição) e Maristela Honda, Silvia Stecca elaborou uma plataforma na qual já vem trabalhando há alguns meses. “Entre as minhas prioridades da nova gestão está finalizar a requalificação dos dois galpões ocupados pelo museu, que fazem parte do complexo ferroviário de Sorocaba. Hoje estes espaços, somado ao Galpão Cultural, são um dos únicos prédios em avançado processo de restauro da cidade. E no caso do Macs, com empenho e recursos conseguidos pela instituição. A partir daí do restauro concluído o museu poderá oferecer uma nova área expositiva com cerca de 700 metros quadrados e um auditório para 125 pessoas a população”, explicou Stecca.

O Macs está instalado em galpões do complexo ferroviário. - REPRODUÇÃO FACEBOOK
O Macs está instalado em galpões do complexo ferroviário. (crédito: REPRODUÇÃO FACEBOOK)

Entre os projetos da nova presidência estão a promoção e exposição de parte do acervo do museu, com mais de 700 obras. A maioria doada pelos artistas selecionado pelo diretor artístico do Macs, Fábio Magalhães (diretor do Masp e presidente do Conselho da Fundação Padre Anchieta). Com foco em sustentabilidade econômica e ambiental a nova presidente pretende ainda criar referências na área de sustentabilidade, inclusão e gestão para que o museu continue sendo referência. “Já estamos criando pautas para aproximar a população sorocabana do museu por intermédio de ações de fomento à arte contemporânea na cidade e região, criando conexões com a história da Estrada de Ferro Sorocabana e seus grandes feitos para o Estado de São Paulo”, conta Silvia.

Outro destaque da nova gestão deve ser um plano de parcerias com instituições locais, criando vínculos especiais com quem trabalhe e cuide do patrimônio e da economia criativa de Sorocaba. “Além da programação de exposições, queremos continuar formando mão de obra para o departamento educativo, gestão e prestação de serviços na área museológica, com ênfase em parceria com universidades. E ainda aumentar o número de empresas Amigas do Museu”, finalizou Silvia, que alinhada com o departamento educativo do museu deseja continuar a realizar cursos que incentivem colecionismo e o conhecimento das artes visuais.

Outras novidades discutidas e anunciadas durante a reunião foram a presença de um curador local, Allan Yzumizawa, que receberá a orientação do diretor artístico Fabio Magalhães e da jornalista Larissa Gallep, que assume a assessoria de imprensa da instituição. Ambos voluntários. E Marta Silva, voluntária desde a criação do museu, que assume o cargo de assistente da diretoria.

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba é uma instituição privada fundada em 2004 e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorocaba e Secretaria de Estado da Cultura. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos