Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Presépio móvel está na Biblioteca Infantil

15 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Trabalho do artesão Augusto Torrini ficará exposto até 7 de janeiro.
Trabalho do artesão Augusto Torrini ficará exposto até 7 de janeiro. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

As famílias sorocabanas podem conferir, até o dia 7 de janeiro de 2022, a exposição de um presépio móvel, confeccionado pelo artesão sorocabano Augusto Torrini, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, no Centro. Os personagens em movimento ajudam a contar a história do nascimento de Jesus.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a mostra é gratuita. Utilizando madeira, tecido e materiais reciclados, Torrini criou todo o cenário, com gruta, moinho, roda d’água e lago, além das figuras de Maria, José e o menino Jesus, e incorporou cenas do cotidiano, com personagens representando a lavadeira, o ferreiro, o pescador, o pastor, crianças, entre outras.

Artista versátil, Augusto Torrini é mágico, ator, cineasta e artesão, aprendendo, na prática e em cursos, os seus diferentes ofícios. A ideia de construir esse presépio, segundo Torrini, surgiu na infância, quando já se encantava com os presépios que eram montados na época de Natal, alguns deles com movimentos. Assim, com o auxílio do pai, foi montando pequenos cenários e aprimorando as técnicas de movimento e construção de figuras.

O mais importante, segundo ele, é passar essa história para as novas gerações. “Eu estou muito feliz por passar todo esse conhecimento ao jovem Nicolay Andrey, de 15 anos, que acompanhou e auxiliou na confecção e montagem do presépio”, conta Torrini. Complementando esse trabalho, o artesão ainda convidou 14 poetas e escritores sorocabanos, que produziram textos para cada uma das figuras do presépio, que também estão expostas.

Os visitantes devem seguir todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19, como usar máscara protetora e respeitar o distanciamento social. O presépio poderá ser conferido na Biblioteca Infantil Municipal, localizada na rua da Penha, 673, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 7 de janeiro de 2022. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3231-5723. (Da Redação com Secom Sorocaba)