Buscar no Cruzeiro

Buscar

Linc

Zé Marcos ministra workshop gratuito no Barracão Cultural

08 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Atividade será amanhã (9) e o músico vai falar sobre a linguagem do violão.
Atividade será amanhã (9) e o músico vai falar sobre a linguagem do violão. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O músico e compositor Zé Marcos realizará, amanhã (9), um workshop sobre a linguagem do violão, no Barracão Cultural. A atividade, que é contrapartida determinada pela Lei de Incentivo à Cultura (Linc) é gratuita e acontecerá das 19h30 às 21h30. O Barracão fica na avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária. Realizada com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a atividade é gratuita e aberta a qualquer pessoa interessada no instrumento musical.

O objetivo do artista é compartilhar com o público o seu método de ensino e processo de criação musical. Em novembro deste ano, Zé Marcos fez o show de lançamento do CD “Linha de Chegada”, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), gravado por meio do edital da Lei de Incentivo à Cultura (Linc) de Sorocaba, em 2018. Já, o workshop será uma contrapartida do artista ao Município.

Zé Marcos é autor da publicação “Violão -- Guia de Ensino e Aprendizagem”, lançado pela Editora Jogo de Palavras. O livro reúne a metodologia criada pelo artista em décadas de docência, que tem como diferencial a interação, pois propõe o diálogo entre dois violões, de modo que os exercícios resultam em uma sonoridade mais rica, auxiliando a percepção auditiva do aluno na compreensão da linguagem musical, conduzida com o acompanhamento do professor.

Por meio dessa didática, os conceitos e a coordenação vão sendo assimilados de forma orgânica pelo aluno. Todas as práticas sugeridas no guia acompanham playbacks, cifras e partituras. As músicas da publicação, em diferentes andamentos e gêneros, foram compostas pelo próprio autor para ilustrar todo o processo de ensino.

Zé Marcos

Bacharel pela Faculdade Mozarteum, Zé Marcos foi vencedor do concurso Jovens Instrumentistas, do Conservatório Villa-Lobos, de São Paulo. Frequentou o Clam (Centro Livre de Aprendizagem Musical), do Zimbo Trio, e fez cursos de especialização em Educação Popular, em Havana (Cuba) e História da Música, na Unimep, além de Regência, no Conservatório de Tatuí.

Foi idealizador de projetos, como “Caminhos do Violão” e ciclo “Música e Anos 80”, atuando ao lado de nomes como Tom Zé e Arrigo Barnabé. Como músico acompanhante, tem percorrido todo o País com o artista mineiro Zeca Colares e, já esteve em turnê por Portugal, com a cantora Marcia Mah. Tem seu nome no livro “Violões do Brasil”, antologia organizada por Miriam Taubakin sobre os principais violonistas em atividade no País. (Da Redação com Secom Sorocaba)