Buscar no Cruzeiro

Buscar

Refugiados

Peça retrata drama da imigração na Europa

01 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
"Barulho D’Água" conta história de imigrantes que buscam refúgio em países europeus pelo Mediterrâneo. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O espetáculo teatral Barulho D’Água estará em cartaz no Sesc Sorocaba na sexta (3) e sábado (4). A peça, apresentada pela Cia. Nova de Teatro, aborda o drama de refugiados que enfrentam a turbulenta travessia do Mar Mediterrâneo.

Baseado no texto do dramaturgo italiano Marco Martinelli (“Rumore d’acque”), “Barulho D’Água” apresenta ao público um único habitante, o “general”, como representação dos serviços das capitais europeias que praticam a “política de acolhimento”. Esse personagem diabólico é, muitas vezes, grotesco, desequilibrado, psicótico, sádico, cínico, fatalista, mas também um simpático porteiro de uma certa ilha dos mortos, que tem a missão de reunir e contar as almas de imigrantes que ali se encontram.

A tragédia é realizada por meio de um ritual na forma de monólogos, “o general”, “pessoas números”, “Jasmine”, entre outras vozes, que se desdobrarão em sucessivos movimentos, como numa sonata, onde histórias se desenvolvem e se equilibram em diferentes ritmos, assim como os personagens são construídos e apresentados.

A peça traz no elenco os atores Alexandre Rodrigues, Fábio Mráz, Carina Casuscelli e o ator angolano Miguel Kalarary. A peça conta ainda com trilha do músico experimental Wilson Sukorski, provocações de Lenerson Polonini e vídeo projeções de Alexandre Ferraz. A direção do espetáculo é de Carina Casuscelli.

Fundada em 2001 pelo diretor Lenerson Polonini em parceria com a atriz e figurinista Carina Casuscelli, a companhia desenvolve um trabalho de pesquisa contínua a partir da performance, das artes do corpo e do universo das artes visuais. O teatro multimídia desenvolvido pela companhia procura explorar a tridimensionalidade do palco e a relação da arte com o espaço urbano.

O espetáculo acontece no Teatro da unidade. Os valores dos ingressos são R$ 20,00 (credencial plena, idosos, acompanhantes de pessoas com deficiência, estudantes e servidores de escola pública com comprovante), e R$ 40,00 (inteira). A venda on-line acontece em sescsp.org.br/sorocaba e a venda presencial, das 14h às 20h, na bilheteria do Sesc Sorocaba. A classificação é de 14 anos. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555 Jardim Faculdade. (Da Redação)