Vídeo-performance ‘Errante’ é tema de encontro on-line

Ação é fechamento do projeto de dança "Transcoreografar a Cidade"

Por Cruzeiro do Sul

Trabalho de Felipe Alduina tem como base a relação entre corpo e cidade.

Como construir uma leitura poética e política da rua, do urbano e dos espaços públicos da cidade? Foi partindo dessa e de outras provocações que surgiu o trabalho “Errante”, da artista de dança, Felipe Alduina, com estreia programada para hoje (13), às 20h. A ação contará com um bate-papo on-line, aberto ao público, que acontecerá via Google Meet. Essa programação faz parte do projeto de dança contemporânea “Transcoreografar a cidade”, contemplado pelo ProAC/2019.

Desde o final da sua graduação em dança, em 2016 e 2017, o professor de arte e estudante de filosofia política, Felipe Alduina, se baseia na relação entre corpo e cidade, dança e rua, arte e espaço público, utilizando as errâncias urbanas como modo de compor e configurar seus processos criativos e artísticos.

Em “Errante”, a artista explora as questões do corpo e da rua. De acordo com Felipe, esse trabalho é um momento de abertura pública de uma organização provisória de ideias que demonstram como a pesquisa está organizada neste momento. “Não sinto que seja algo novo, me parece mais uma dobra dessa pesquisa de vida que é mergulhar a dança na rua, a dança com a rua”, relata.

Pesquisa

A pesquisa de Alduina teve desdobramento em diferentes trabalhos artísticos, como na obra-jogo de caráter itinerante “emBARALHar: uma corpografia urbana em trânsito” (2019), construída com apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba LINC/2018; o vídeo-dança “Caminho” produzido a convite do Sesc Sorocaba para a programação Pílulas de Urgência, em 2020; e no espetáculo de Teatro em Realidade Virtual “EntrE”, dirigido por Robson Catalunha, com temporada no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) em 2021.

A ação marca a finalização do projeto de dança contemporânea “Transcoreografar a Cidade”, contemplado pelo ProAC/2019, no edital de Primeiras Obras em Dança, que teve como objetivo movimentar o pensamento crítico sobre a composição de ações artísticas nas cidades, promovendo o encontro entre dança e espaços urbanos.

Para além do vídeo-performance “Errante”, no decorrer do projeto, foram oferecidas oficinas de Dança Contemporânea na Apae Sorocaba, oficina de Estudos Urbanos em Dança Contemporânea para artistas da região e três lives com artistas convidadas da dança, “Conversas Transitórias”.

O lançamento do vídeo “Errante” está marcado para o dia 13 de novembro, às 20h, via Google Meet, junto de um bate-papo com Felipe. O link poderá ser acessado na rede social do projeto: Instagram (@transcoreografar). No bate-papo, a ideia é fazer uma conversa entre artista e público, sobre a obra e os processos de criação. Para quem não puder acompanhar o lançamento do vídeo no dia 13, poderá assistir pelo YouTube no canal da artista, onde o vídeo ficará por tempo indeterminado.