Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Macs estreia passeio monitorado sobre EFS

12 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
O prédio que hoje abriga o Macs já foi armazém da EFS.
O prédio que hoje abriga o Macs já foi armazém da EFS. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) realiza hoje a primeira edição do projeto “Trem + Macs”, especial para o Dia das Crianças, com o historiador José Rubens Incao. Trata-se de um passeio voltado para jovens acima de 12 anos e seus familiares, das 16h às 18h, que enfocará a ligação entre a Estrada de Ferro Sorocabana com o museu e a história das famílias da cidade. A participação é gratuita e as inscrições (limitadas a 20 pessoas) pode ser feita no site www.sympla.com.br.

Um dos aspectos abordados é o fato de que prédio que abriga hoje o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba já foi, um dia, o armazém de abastecimento dos funcionários da Estação de Ferro Sorocabana. Naquele local, muitos avós e bisavós de sorocabanos faziam suas compras de mantimentos e encomendavam o tradicional bacalhau para o almoço da família de ferroviários.

Essa e outras histórias serão abordadas no projeto, que passará a fazer parte da programação do setor educativo do Macs, que tem como um de seus objetivos a formação de público e a aproximação dos frequentadores da instituição com a história de ferrovia.

Incao, que é também coordenador da Biblioteca Infantil de Sorocaba, contará um pouco da arquitetura do prédio, que é tombado como patrimônio histórico de Sorocaba e encontra-se em processo de reforma e ampliação desde 2012.

“Vamos falar sobre a ocupação atual do prédio, sua arquitetura, a marcenaria da estrutura, o trabalho feito lá pelos ferroviários, que também eram artesãos de mão cheia, o piso de granilite, entre outros detalhes da construção. Tudo isso, acompanhado de um cafezinho coado à moda antiga”, explica Silvia Stecca, membro da diretoria e voluntária do museu.

O Macs fica na avenida Doutor Afonso Vergueiro, 280, no Centro de Sorocaba, ao lado da antiga estação ferroviária da Sorocabana. (Da Redação)