Em 1995, baterista dos Stones deu uma 'escapada' a Sorocaba

Charlie Watts, que era criador de cavalos, visitou um haras na cidade em 1995

Por Adriano Catozzi

O baterista Charlie Watts, durante apresentação da turnê "Olé", em Montevidéu, em fevereiro de 2016

O baterista dos Rolling Stones, Charlie Watts, morto nesta terça-feira (24) aos 80 anos, de causas ainda não reveladas, passou por Sorocaba quando a banda britânica realizou seus primeiros shows no Brasil, em janeiro de 1995. Watts, que era um apaixonado por cavalos, visitou pelo menos um haras na cidade, a fim de conhecer uma criação de cavalos árabes.

Conforme a Folha de São Paulo noticiou na época, Charlie Watts acordou cedo (mesmo tendo ido dormir às 4h), tomou um rápido café da manhã para “dar uma escapada” da capital paulista para o interior. Ele embarcou num furgão rumo à região de Campinas e visitou o haras Rach Stud, especializado em cavalos árabes, localizado na rodovia Ademar de Barros, a caminho de Mogi Guaçu.

Após pouco mais de uma hora, ele foi à região de Sorocaba, onde visitaria outra fazenda, com possibilidade para uma terceira -- o que não se sabe se efetivamente ocorreu, pois o passeio foi cercado de segredos.

Naquele ano (1995), os Stones fizeram seus primeiros shows em solo brasileiro. Foram três apresentações no Pacaembu, que substituíram as duas previstas para o estádio do Morumbi, que à época não foi liberado pelo Contru e chegou a ficar interditado para obras.

O primeiro concerto foi no dia 27 de janeiro, uma sexta-feira, debaixo de chuva torrencial. Um novo concerto aconteceu no dia seguinte e, após a folga no domingo (dia em que Charlie Watts visitou os haras), a banda realizou um show extra na segunda-feira (30).

Esta não foi a primeira passagem de um “stone” pelo interior paulista. Na virada de 1968 para 1969, Mick Jagger e Keith Richards se hospedaram numa fazenda em Matão pertencente ao banqueiro Walther Moreira Salles, fugindo do burburinho que sua passagem causou no reveillon do Rio de Janeiro. Diz a lenda que ali compuseram “Honky Tonk Women”, um dos maiores sucessos da banda.

Depois dessa passagem com a turnê “Vodoo Lounge” (como atração principal do Hollywood rock daquele ano), os Stones voltaram ao Brasil três anos depois com a turnê “Bridges to Babylon”; em 2006, com o histórico show de “A Bigger Band” para 1,3 milhão de pessoas na praia de Copacabana; e, finalmente, em 2016, com duas semanas de apresentações da tour “Olé”.