Aos poucos, público volta para os cinemas

Otimista, setor reabre salas da cidade e assiste ao retorno ainda tímido, mas gradual, do movimento

Por Vinicius Camargo

Funcionamento deve atender exigências e restrições impostas pelo Plano São Paulo.

No início da reabertura dos cinemas, somente filmes mais modestos estavam em cartaz. Agora, grandes produções, inclusive, algumas muito esperadas, já são exibidas nas telonas fazendo com que o público, ainda que de forma tímida, retorne às salas. “Space Jam: Um Novo Legado”; “Viúva Negra”; “Os Croods 2: Uma Nova Era”; “Velozes & Furiozos 9”; “Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio”; e “Cruella” são as opções disponíveis nas telonas sorocabanas.

Ansiosa pela estreia de Velozes & Furiosos 9, a estudante de psicologia Letícia Ogusuku Cecato, de 20 anos, foi ao cinema no último dia 9 de julho, feriado da Revolução Constitucionalista de 1932. Aquela seria a primeira vez em que ela assistiria um filme nas telonas, desde o início da pandemia. Letícia contou não ter ido antes por receio. Deixou para fazê-lo quando houvesse um filme que realmente gostasse.

Junto com o namorado, Rubens Lopes Rolim Filho, ela informou ter escolhido uma sessão à tarde por segurança, já que, nesse período, acreditava haver menos frequentadores. “Vamos ver como está a situação hoje, se estão sendo seguidos todos os protocolos, para, quem sabe, virmos mais vezes”, falou.

A fisioterapeuta Larissa Mazzer, de 26 anos, também foi ao cinema pela primeira vez em um ano e meio. Antes da crise sanitária, Larissa assistia a filmes nas telonas duas vezes por mês. Esperou o lançamento de “Viúva Negra”, para voltar a fazer esse programa cultural. Disse, ainda, só ter realizado o passeio porque realmente esperava o longa-metragem há bastante tempo. Igualmente informou não pretender voltar a ir ao cinema frequentemente, enquanto durar a pandemia. “Como eu trabalho em hospital, tenho essa consciência de não ficar saindo”, destacou.

Salas abertas

A flexibilização das medidas da fase de transição do Plano São Paulo motivou muitas pessoas a voltar a frequentar os cinemas. As cinco redes situadas entre Sorocaba e Votorantim estão abertas. Algumas funcionam com número reduzido de salas e de sessões, enquanto outras operam integralmente.

No Cinepólis do shopping Iguatemi Esplanada, as dez salas estão abertas. Todas as sessões diárias também foram retomadas, segundo a gerente da unidade, Mônica Malaquias. De acordo com Mônica, as pessoas ainda vão ao cinema de forma tímida, mesmo em fases mais flexíveis do Plano São Paulo.

Conforme ela, durante a pandemia, o número de frequentadores caiu cerca de 80%. “Em um sábado bom, registrávamos fluxo de seis mil pessoas. Mas, na pandemia, caiu para 1.200 pessoas. No mês de julho, o fluxo era de 70 mil clientes. Agora, é de 12 mil”, exemplifica.

Na Rede Araújo de Cinemas, do shopping Cidade, Sorocaba, as seis salas também foram reabertas. Mesmo com abertura total, a quantidade de sessões está reduzida. “À medida que a flexibilização aumenta, vamos recuperando a programação mais próxima do que era anteriormente à pandemia”, informa Ariane Vage Lopes Chavari, do departamento executivo da rede.

Ainda conforme Ariane, mesmo com as atividades limitadas, a unidade já começa a se recuperar dos efeitos da pandemia. “No último mês (junho), atingimos 40% da média de público de 2019, o que sobe à média em que a flexibilização acontece”, pontua.

Já no Cineplay do shopping Panorâmico, em Votorantim, a queda foi de 50%, de acordo com a administradora do centro de compras, Sabrina de Melo. Na unidade, das oito salas, seis estão funcionando. O total de sessões é de quatro por dia, mesmo número de antes da pandemia.

Os responsáveis pelos cinemas informaram que todos seguem os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Nas salas, há distanciamento entre as poltronas e a capacidade de público é reduzida. Além disso, é obrigatório o uso de máscara de proteção, os ambientes são frequentemente higienizados e displayers de álcool em gel estão disponíveis nas dependências dos locais. No Cineplay do Panorâmico, especificamente, é aferida a temperatura dos clientes.

O Cruzeiro do Sul tentou, diversas vezes, contatar o Cineplay do Sorocaba Shopping, mas as ligações não foram atendidas. O Multiplex, do Pátio Cianê Shopping, igualmente não retornou.

Regras

Devido às frequentes mudanças de fase do plano e às regras de cada classificação, esses espaços culturais fecharam e reabriram diversas vezes. Agora, operam regularmente desde de abril deste ano, quando o Governo do Estado de São Paulo instaurou a fase de transição.

No último dia 7 de julho, o governo estadual liberou o funcionamento de espaços culturais por duas horas a mais. Assim, os locais podem ficar abertos até as 23h, com acesso de clientes até as 22h, e não mais apenas até as 21h. O governo ainda ampliou o limite de ocupação nesses locais de 40% para 60% da capacidade. ‘Mesmo assim, vamos continuar com 50% da capacidade, para darmos mais segurança para o cliente, pelo menos por enquanto’, diz a gerente do Cinepólis do Iguatemi Esplanada. Já os cinemas do shoppings Cidade e Panorâmico operam com a capacidade ampliada. (Vinicius Camargo)