Celso Spinola e Rogério Koury se apresentam em live, hoje

Engenheiro aposentado fez parceria com pianista, que gravou composições que estavam "escondidas" no celular

Por Cruzeiro do Sul

Compositor e pianistas entram no ar às 21h com transmissão pelas redes sociais.

Sorocaba poderá conhecer hoje um compositor de raro talento, mas que se mantinha no anonimato, guardando as músicas apenas para si mesmo no celular. O aparelho telefônico era, até então, onde o engenheiro Celso Spinola, 74 anos, gravava suas músicas para não esquecer. Hoje, na memória do telefone, já estão guardadas mais de 100 composições. Convencido de que não daria mais para manter tudo isso em seu particular, Celso resolveu compartilhar com o público. Foi assim que entrou na história o pianista Rogério Koury, que se apaixonou pelas composições. Koury afirma que reconheceu em Celso tamanho talento, e aceitou o desafio de gravar suas músicas. Ambos lançam hoje, às 21h, durante live nas redes sociais, o álbum “Rogério Koury interpreta Celso Spinola”. Para conferir, basta procurar por seus nomes no Facebook e Instagram.

Rogério Koury afirma que Celso Spinola é um empresário e engenheiro muito conhecido em Sorocaba, já com a vida feita, bem sucedido. “E agora, aposentado, ele resolveu dar vazão ao seu lado de compositor. Ele sempre disse que tinha muita vontade de registrar coisas que compunha mentalmente e não passava para instrumento nenhum, porque não toca nenhum instrumento, e também não tem conhecimento teórico de música, ou seja, ele é um compositor 100% intuitivo, mas de um talento enorme”, diz.

O pianista conta que quando foi procurado por Celso para escrever na partitura as músicas que ele cantava, foi um pouco resistente a princípio. “Achei que era um passatempo, algo amador de um curioso no meio. Cheguei a falar que não tinha tempo e tal”, conta.

Foi pela insistência de Celso que Rogério o atendeu. “Eu o recebi em casa e quando ele começou a assoviar as músicas, percebi uma grande potencialidade nele. Topei o desafio. Começamos a marcar encontros semanais. Tem 8 meses em que ele vem cantarolando as músicas, assoviando, e vou passando para a partitura, fazendo os arranjos”, comenta o pianista, acrescentando que tem três meses que a dupla iniciou o processo de gravação.

O resultado é um álbum com 14 músicas inéditas e outras duas faixas de bônus em que as composições se repetem, porém com uma versão diferente. Para elas foi feito um arranjo orquestral. “A live de lançamento será na residência de Celso. Trata-se de um álbum em piano solo, com acompanhamento de alguns instrumentos como violoncelo, percussão e cordas em algumas músicas. Está bem bonito. É um trabalho prioritariamente de piano, porém com arranjos e participações de músicos fazendo acompanhamento. É quase semi orquestral, porém na live vamos mostrar apenas o piano”, explica Rogério.

Apesar do álbum ser instrumental, algumas das composições têm letras em suas versões originais e pode ser que Celso arrisque cantar uma ou duas delas nesta estreia.

Estilo diferente

O pianista Rogério Koury destaca que vale a pena saber um pouco do processo de composição de Celso Spinola. “É muito interessante e inusitado. Geralmente quem compõe já é músico, toca um instrumento, aí tira as notas ou a pessoa compõe letras e depende de um musico que crie a melodia, mas o Celso compõe melodias lindas e não toca nenhum instrumento. Mesmo assim sabe nota por nota do que ele quer.”

Conforme Rogério, Celso tem um potencial incrível para compor não só baladas, temas românticos, mas sobretudo trilhas de filme. “Uma das músicas que vamos lançar se chama ‘Espião’. É uma verdadeira trilha sonora”, comenta, impressionado.

Retomada da carreira

Após uma pausa de 20 anos sem gravar, Rogério Koury afirma que vem aos poucos retomando sua carreira de músico. Lançou no ano passado o álbum “Um piano pra você” e no ano retrasado “A arte do piano popular”. “De forma que são dois álbuns que lancei recentemente, depois da minha volta à carreira. Lancei 10 álbuns lá no passado, por uma gravadora do Rio de Janeiro, depois deixei a carreira adormecida. Me dediquei ao Conservatório aqui em Sorocaba, às aulas... Acabei me tornando um empresário do ramo da música e da educação musical e acabei me afastando”, conta.

O novo álbum tem uma significância grande para ele. “Por poder lançar músicas inéditas e de um compositor sorocabano, de alguém que é conterrâneo, então é um motivo de orgulho poder apresentá-lo ao Brasil e ao mundo.”

O álbum estará disponível em todas as plataformas digitais e ainda em pen card ou pen drive para quem quiser ouvir off-line.

Inspiração na década de ouro

Durante os 50 anos de trabalho na área da engenharia, Celso Spinola jamais poderia pensar que faria carreira como compositor. Nem tinha tempo para isso. Mas as canções começaram a procurar seus ouvidos, a virem de repente, às vezes até mesmo numa ida à farmácia. E assim ele foi gravando no celular, mais para não esquecer.

Um dia, ele resolveu tirar do aparelho telefônico e procurou um músico para gravar. Chegou sim a fazer um CD, mas guardou. “Era pra mim mesmo”, confidencia.

No entanto, as músicas começaram a ficar mais elaboradas, mais no estilo orquestral. “O que mais se aproxima é o piano e o Rogério Koury me deu essa oportunidade. Como eu vivi muito a música dos anos 50, década de ouro, trago comigo essas raízes. Quando ouço as músicas de hoje, elas não têm a minha cara, então preferi desenvolver um trabalho visando resgatar isso, então trago influências das músicas brasileiras e americanas dos anos 50, um pouco de jazz, valsas...”, explica. (Daniela Jacinto)