Votorantim tem mostra com mulheres especiais

Por Da Redação

Mostra é composta por pratos pintados à mão.

A exposição “Ciras - Mulheres Latino-Americanas que Inspiram”, que reúne pratos decorativos pintados à mão pela artista Alessandra Moreira, pode ser vista de forma presencial no Museu Histórico de Votorantim. A mostra, que já foi lançada virtualmente em abril, oferece ao público agora a possibilidade de também conferir ao vivo. Nos trabalhos estão representadas 20 mulheres latino-americanas que inspiram a trajetória pessoal, profissional e acadêmica da artista. Entre elas estão Nise da Silveira, Carolina Maria de Jesus, Elza Soares e Frida Kahlo.

Alessandra Moreira é artista visual, estudante de Geografia na UFSCar Sorocaba e idealizadora do projeto Cira Arte, no qual, desde 2015, desenvolve trabalhos de pintura e ilustração com temáticas relacionadas à cultura e à religiosidade afro-brasileira, popular e latino-americana.

Na mostra “Ciras - Mulheres Latino-Americanas que Inspiram”, os pratos foram escolhidos como suporte para as representações, com o objetivo de provocar um debate sobre o lugar das mulheres na sociedade: da cozinha para o mundo. Um objeto do cotidiano se torna uma peça de arte, simbolizando toda vez que uma mulher rompe com seu lugar pré-determinado socialmente e ocupa outros espaços do conhecimento, da arte, da ciência, do trabalho.
Conforme Alessandra, esse objeto do cotidiano pode ser percebido de diversas formas, refletido e reelaborado tanto no campo simbólico quanto de sua função. Nesse sentido, o que a artista busca é questionar o lugar do prato e a possibilidade de transformá-lo em peça de arte, e ainda, a ideia é fazer uma discussão sobre o lugar da mulher na sociedade.

Utilizando a técnica da “cerâmica fria”, com tintas acrílicas e PVA (látex), Alessandra trabalha cores vibrantes e traços orgânicos, para retratar mulheres que de alguma forma ultrapassaram barreiras impostas pela sociedade, ocupando outros lugares em seus respectivos momentos históricos.

A exposição é resultado de projeto executado a partir da ação emergencial - Lei n° 14.017/2020 - Aldir Blanc, e está disponível para apreciação do público no site http://encurtador.com.br/HNPRS, com fotos, textos e vídeos. O público também pode acompanhar a mostra pelo @ciraslatinas no Instagram e no Facebook. Presencialmente, as visitas podem ser feitas das 9h às 16h no Museu Histórico de Votorantim, localizado à av. São João, 649, Jd. Icatu. Mais informações pelo telefone (15) 3243-1191. (Da Redação)