Buscar no Cruzeiro

Buscar

Música

‘The One’ eleva Hammathaz no heavy metal brasileiro

Banda sorocabana tem mais de 15 anos de estrada e comemora "The One"

04 de Junho de 2021 às 03:08
Cruzeiro do Sul [email protected]
Primeiro álbum da banda recebeu boa aceitação da crítica especializada
Primeiro álbum da banda recebeu boa aceitação da crítica especializada (Crédito: Divulgação)

A banda sorocabana Hammathaz começa a colher os frutos do lançamento de seu primeiro álbum, após mais de 15 anos de estrada no cenário underground do heavy metal nacional.

Disponibilizado no Brasil (pela Voice Music) e no exterior (pelo selo polonês Defense Records) no ano passado, “The One” já havia sido indicado na categoria Melhor Álbum Nacional pelos leitores da revista Roadie Crew; e ao Prêmio Dynamite 2021 na categoria Melhor Lançamento pelo público desta tradicional revista do rock pesado brasileiro. Há cerca de duas semanas, recebeu resenha positiva do webzine espanhol Noizz.

“São nove músicas em que a banda descarrega um poderoso coquetel de metal cru e pesado, sem superproduções ou sofisticação. É que o Hammathaz apostou em um som potente, com muito groove e força bruta”, diz a publicação espanhola, ao comparar a banda com nomes já consagrados do death metal, casos da banda gaúcha Krisiun e da canadense Kataklysm. Também a capa de “The One” foi elogiada pelo site: “Uma curiosa obra de arte carregada de misticismo que chama a atenção e convida a ouvir o conteúdo do CD”.

“The One” foi gravado no Estúdio Fusão, em Cotia (SP), com produção de Thiago Bianchi, que já trabalhou também com as bandas Noturnall e Shaman, entre outras. Além do lançamento físico, o álbum foi disponibilizado pelas principais plataformas digitais, como Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon e YouTube onde também podem ser conferidos dois vídeos: “Farewell”, registro ao vivo para o Roadie Crew Online Festival; e “New Blood”, clipe oficial desta música.

As nove faixas do álbum trazem um diálogo entre estilos como death e trash metal, mas vão além, na concepção do guitarrista Thales Statkevicius. “Não nos limitamos ou rotulamos em relação à estética-sonora do ‘The One’. Durante todo o processo de produção nós fugimos das receitas prontas. Temos de tudo lá, desde heavy metal tradicional até seus subgêneros como death, thrash e até mesmo black metal.” Também estão na formação o vocalista Fernando Xavier, o guitarrista Rodrigo Marietto, o baixista Anderson Andrade e o baterista Lucas Santos.

A história do Hammathaz foi construída na estrada por todo o Brasil, apresentando-se em festivais como Virada Cultural e Grito do Rock, além de abrindo shows para Mike Portnoy, Angra, Shaman e Ratos de Porão, entre outros. Em estúdio, antes de “The One”, já havia lançado duas demo-tapes (“Antahkarana” em 2006 e “Downfall” em 2009), dois EPs (“Crawling” em 2011 e “Inner Walls” em 2013) e três singles (“Cursing” em 2010, “Enslaved” em 2012 e “So it Comes” em 2018). (Da Redação)