Cultura
Projeto conta histórias sobre Sorocaba
Evento on-line e gratuito acontece hoje e terá apresentação musical do Centro Cultural Quilombinho
O projeto cultural Caixola de Histórias para Ler e Ouvir promoverá hoje (1), às 16h, contação de histórias sobre Sorocaba. O encontro será conduzido por Adriana Napoli, que é contadora de histórias, artista, educadora e atriz e contará com a participação especial de Manoel Francisco Filho, idealizador do Projeto No caminho do sol, que ao lado da esposa, a educadora Daniela Andrade, produz narrativas que desconstroem preconceitos, utilizando bonecas e livros artesanais e sensoriais.
Durante o evento também será exibido o vídeo “Zumbi, o Rei dos Palmares Vive”, que tem música de autoria de Flavinho Batucada e dos alunos do Centro Cultural Quilombinho. A Ong atua há 12 anos em Sorocaba com foco no resgate e manutenção das tradições africanas.
O projeto Caixola de Histórias para Ler e Ouvir é apresentado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura pelo Ministério do Turismo e Instituto CCR, gestor social do Grupo CCR, do qual a CCR ViaOeste faz parte. O evento terá transmissão ao vivo no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCKd917KiXvCV3c5mlk4Dz2w/about) e nas redes sociais da Companhia (site https://caixoladehistorias.com.br/), Instagram (https://www.instagram.com/teatroabordo/) e Facebook (https://www.facebook.com/teatroabordo).
Formato virtual
Depois de mais de um ano sem se apresentar nas praças com seu caminhão-palco batizado de “Caixola”, os artistas do grupo Teatro a Bordo -- idealizadores e líderes do projeto -- retomaram sua trajetória em maio, agora em formato virtual, recolhendo histórias num circuito que percorrerá 26 cidades brasileiras, em 13 semanas, sempre em localidades que acolhem trechos das rodovias administradas pela CCR. Um livro especial será produzido com as histórias deste projeto e o material gráfico será destinado para cada uma das 26 cidades do circuito.
O projeto
No ano de 2020, o Grupo Teatro a Bordo fez uma itinerância virtual com uma proposta bem semelhante, realizando Oficinas e criando Histórias para Ouvir de cada município atendido. Neste processo, os artistas e técnicos do grupo adquiriram experiência e técnicas de pesquisa, roteirização, gravação e edição de áudios, além de criação de ilustrações e edição de vídeos para disponibilização no YouTube.
A intenção do projeto é preparar um livro especial que cada cidade do circuito receberá até o fim deste ano. Quem tiver interesse em receber certificado, deve se inscrever previamente. Mais informações podem ser conferidas no site oficial do projeto: https://caixoladehistorias.com.br/. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos