Museu da Estrada de Ferro e Casa Aluísio de Almeida reabrem

Os espaços também receberão agendamento de pesquisadores interessados em consultar o acervo municipal

Por Cruzeiro do Sul

Visitas são gratuitas e devem ser agendadas

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), reabrirá hoje o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e a Casa de Aluísio de Almeida para visitas gratuitas agendadas. Os espaços também receberão agendamento de pesquisadores interessados em consultar o acervo municipal.

O secretário da Cultura, Luiz Antônio Zamuner, explica que os espaços públicos serão reabertos ao público, buscando sempre garantir a segurança dos visitantes e dos funcionários, em razão da pandemia da Covid-19. O uso de máscara será obrigatório, os visitantes deverão respeitar o distanciamento social e usar álcool em gel disponibilizado nos espaços.

A visita ao MEFS poderá ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, mediante agendamento pelo link do museu. O espaço receberá, no máximo, a visita de três pessoas ao mesmo tempo, com permanência de até uma hora.

Já, o cidadão que deseja fazer algum tipo de pesquisa ou consulta ao acervo do museu, deve agendar a ida pelo link específico de pesquisa. O atendimento será de uma pessoa por dia, por, no máximo, duas horas, sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, sem a presença de acompanhante.


Acervo

O MEFS abriga um acervo constituído por pinturas, fotografias, mapas e objetos, que relembram a história da Estrada de Ferro Sorocabana, tais como máquinas de escrever, de calcular, aparelhos telefônicos, PABX, teodolitos e diversos outros elementos históricos. No acervo, é possível encontrar pinturas e artefatos pessoais de Luiz Matheus Maylasky, visconde de Sapucaí e diretor da Estrada de Ferro Sorocabana, além de imagens e documentos que contam a história do início das ferrovias e locais por onde elas passaram.

O museu está localizado no Jardim Maylasky, na rua Álvaro Soares, 533, no Centro. Mais informações: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone: (15) 3231.1026 ou pelo e-mail: mefs@sorocaba.sp.gov.br.

Na Casa de Aluísio de Almeida, o agendamento para visitas e pesquisas acadêmicas deve ser feito pelo e-mail: casadealuisiodealmeidaihggs@gmail.com. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.

A unidade fica na rua Dr. Ruy Barbosa, 84, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-1669. (Da Redação com Secom Sorocaba)