Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Exposição fotográfica mostra cultura tropeira em Sorocaba

26 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Exposição
Exposição "O Tropeiro -- Algumas Histórias" está aberta ao público. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Com o intuito de aproximar a população da cultura tropeira, mantendo viva a memória a respeito da participação de Sorocaba no desenvolvimento do Ciclo do Tropeirismo, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), deu início, nesta segunda-feira (24), à programação especial da Semana do Tropeiro. Uma das atrações é a exposição “O Tropeiro -- Algumas Histórias”, que abriu ao público, por volta do meio-dia desta segunda-feira, no Shopping Pátio Cianê.

“A Semana do Tropeiro é uma das principais comemorações da nossa cidade, já que o Tropeirismo sorocabano foi de extrema importância na formação econômica e cultural do Estado de São Paulo e do Brasil. Convidamos a população para que prestigie nossas atividades”, destaca o secretário da Cultura, Luiz Antônio Zamuner. Todas as atrações seguem as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19.

A exposição conta com imagens registradas pelos fotógrafos Zaqueu Proença, Gui Urban e Adilson Incao, além de exibir parte do acervo da Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, com aquarelas do artista Mário Mattos, tela de Ettore Marangoni, livros sobre a temática, miniaturas que remetem à cultura tropeira, mostrando ao público um pouco sobre a vida e os costumes do tropeiro, entre outros objetos. No local, a população ainda poderá conferir um grande mapa com as rotas do Tropeirismo, entre os séculos 18 e 20.

O público que comparecer à mostra ainda pode doar 1 kg de alimento não perecível. A ação solidária é realizada pela Secretaria da Cultura e será voltada à classe artística de Sorocaba, como parte da campanha #AFOMENAOEFAKE, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), em parceria com a Secretaria da Cidadania (Secid).

A exposição está localizada no andar superior do Shopping Pátio Cianê, próximo à escada rolante que dá acesso ao segundo pavilhão, e será atração, sempre das 10h às 20h, até o dia 13 de junho.

Outras atividades

A população também pode conferir, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, até o dia 30 de junho, uma mostra fotográfica no Barracão Cultural, com imagens dos fotógrafos Gui Urban e Zaqueu Proença. O espaço público está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 310, ao lado da Estação da Ferrovia, no Centro.

Também nesta semana teve início uma série especial sobre a Semana do Tropeiro, com vídeos publicados nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Sorocaba (https://www.facebook.com/prefeituradesorocaba e @prefeituradesorocaba), produzidos em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom). (Da Redação com Secom Sorocaba)