Buscar no Cruzeiro

Buscar

Macs recebe exposição e reflexões de Laura de Mattos

São 23 telas com objetos ordinários dos banheiros públicos e privados

12 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Laura faz uma metáfora sobre a banalização do compartilhamento de imagens privadas.
Laura faz uma metáfora sobre a banalização do compartilhamento de imagens privadas. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Resultado de mais de um ano de pesquisa feita durante o isolamento social, a exposição “Reflexões públicas e privadas”, da artista visual sorocabana, Laura Mello de Mattos, foi aberta ontem, no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs). Com a necessidade de confinamento, a artista concentrou seu olhar atento, reflexivo e artístico para os espaços domésticos e privativos, aos quais estávamos submetidos, desde então. Como resultado, a artista criou 23 telas que agora compõe a exposição.

Na linguagem da pintura à óleo sobre tela, usando os objetos ordinários dos banheiros públicos e privados, com propriedades reflexivas que projetem em sua superfície, “selfies” da artista como metáforas para a reflexão acerca da banalização dessas imagens privativas, que se tornam públicas nos meios virtuais. A pesquisa da artista suscita as possíveis relações entre o compartilhamento de imagens privadas nas redes sociais e as reconfigurações das relações contemporâneas, em meio à pandemia.

Para o curador Allan Yzumizawa, responsável pela curadoria da exposição, “a natureza característica de espaços públicos e privados, são pautas evidentes dentro do período de pandemia. Em um ensaio não publicado do filósofo Vilém Flusser, o autor analisa as relações sociais a partir da interação com o ambiente do banheiro ao longo da história. Segundo o filósofo, nas sociedades romanas e no islã espanhol, os banheiros públicos eram concebidos como espaços de diálogo e troca, entretanto - com transição social da burguesia - os banheiros foram se deslocando para dentro dos espaços privados, tornando a relação íntima com a katharse, que do grego, entende-se como processo de limpeza e purificação.”

O projeto contou com a participação de Marta Silva e Jéssica Alves, como produtoras executivas, Allan Yzumizawa, como curador, Moreno Mota, como designer das concepções visuais para divulgação, Silvana Sarti com a audiodescrição e monitoria e Lucas Kohler na produção de fotos e vídeo para visitação on-line.

Agendamento e interatividade

Durante as visitas presenciais, que serão controladas e restrita a 10 pessoas por vez e por agendamentos antecipados o público poderá participar ativamente da exposição. Por meio de um link de acesso, a artista convida o público a interagir com seus trabalhos e com imagens que poderão ser produzidas pelos visitantes presenciais e virtuais que se engajem com o projeto. Podendo ser compartilhadas através das páginas no Instagram que possuem as hashtags: #reflexoespublicaseprivadas e #macsmuseu. Essas imagens coletadas pela página do Instagram serão projetadas na sala expositiva. A exposição também disponibilizou QrCodes, com audiodescrições da arte educadora Silvana Sarti sobre obras realizadas pela artista, para atender os deficientes visuais, que são visitantes assíduos do museu.

Telas de tinta à óleo reproduzem espaços domésticos. - REPRODUÇÃO
Telas de tinta à óleo reproduzem espaços domésticos. (crédito: REPRODUÇÃO)

É importante destacar, dentro desse projeto vencedor, a participação essencial do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), que além de receptor do projeto, concedeu a carta de anuência, que dentro das normas do edital, configura-se como uma chancela ao projeto apresentado. Nesse sentido, também colaborou “como instituição cultural, formando uma equipe especializada na submissão de projetos em editais. Com a situação atual de crise no país, que também atingiu severamente a cultura, a equipe começou a atuar de forma autônoma, o que, para um artista do interior, é um grande ativo”, comenta Laura.

Outro fator importante é que “a exposição, por meio do edital, é uma oportunidade única de consolidação da carreira artística, pois abre diversas possibilidades dentro do processo expositivo. Abre-se uma possibilidade para o artista ocupar espaços, que, muitas vezes, não conseguiria por si só”, explica a artista visual.

O edital

A premiação da artista, além de contribuir para o enriquecimento das discussões que integram o cenário brasileiro de produções artísticas, ao fomentar discussões tão contemporâneas, também traz benefícios para a cidade de Sorocaba. “Penso que o artista sorocabano pode desmitificar o acesso a programas de relevância como esse e, dessa maneira, apropriar-se do processo. O projeto é uma oportunidade para estimular a participação de artistas do interior, colocando-nos em um mapa de produção profissionalizada”, pontua.

O Prêmio ProAC LAB-Expresso 51/2020 é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e amparado pela Lei Aldir Blanc, de apoio à cultura, que é regulamentada pelo Governo Federal. (Da Redação)

Serviço

Local: MACS - Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba- Avenida Doutor Afonso Vergueiro, 280, Centro - Sorocaba - SP
Dia 11/05/2021 18h30- abertura da exposição
Visitação agendada as terças-feiras das 18h30 às 19h30 e aos sábados das 10h30 às 11h30, com a presença de monitor e conversas pré agendadas entre artista e curador.
Ingressos: via Sympla: https://www.sympla. com.br/exposicao-reflexoes-publicas-e privadas-por-laura-mello-de-mattos__11

 

Galeria

Confira a galeria de fotos