Buscar no Cruzeiro

Buscar

Música lírica e teatro são destaques no Sesi

04 de Julho de 2018 às 17:16
Cruzeiro do Sul [email protected]

Espetáculos de teatro adulto e infantil, tributo aos Beatles e concerto de música lírica compõem a programação de julho do Sesi. A agenda deste mês também conta com oficina de teatro de animação e mostra de cinema com títulos de gêneros variados.

Nos dias 13 (sexta), às 15h, e 14 (sábado), às 16h, o teatro do Sesi recebe o espetáculo infantil "Casa caramujo", da Cia. Teatro Epigenia. Com texto e direção de Gustavo Paso, a montagem é inspirada em uma narrativa da tradição oral escocesa, que retrata de forma lúdica e simples o ciclo da vida. Jonas, um menino que mora numa aldeia de pescadores, percebe que sua mãe está muito doente. Ao ir à cidade para buscar um médico, ele encontra a morte. Ele a enfrenta, consegue aprisioná-la na concha do caramujo, e a joga no fundo do rio. Quando o menino volta para casa, encontra sua mãe com uma saúde de ferro. Mas, pouco a pouco, ele e todos do lugar começam a se deparar com um fato importante, ninguém consegue mais colher frutos ou legumes, nem pescar. A resposta: o ciclo da vida estava quebrado, a morte permanecia aprisionada. Para salvar a todos, o menino, com ajuda do caramujo que estava sem concha, mergulhará no fundo das águas para resgatar a Morte e restaurar o ciclo da vida. A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser reservados com uma semana de antecedência, no site www.sesisp.org.br/meu-sesi.

O espetáculo infantil 'Casa caramujo', da Cia. Teatro Epigenia, será apresentado nos dias 13 e 14 - GUGA MELGAR / DIVULGAÇÃO O espetáculo infantil 'Casa caramujo', da Cia. Teatro Epigenia, será apresentado nos dias 13 e 14 - GUGA MELGAR / DIVULGAÇÃO

Também no dia 14, às 10h, a Cia. Teatro Epigenia ministra a oficina gratuita Introdução à Prática no Teatro de Animação. Voltada a crianças de 8 a 12 anos, a atividade será coordenada por Marcio Nascimento e propõe uma vivência real com as ferramentas básicas da manipulação de bonecos e objetos. Como parte deste processo, o grupo constrói protótipos simplificados que serão usados para treinar a manipulação.

Já nos dias 20 (sexta) e 21 (sábado), às 20h, a Cia. Teatro Epigenia encena no teatro da unidade a peça "Race 16", que retrata o lado sombrio das relações humanas e questiona as faces do racismo. Inspirada no texto do autor norte-americano David Mamet, vencedor do prêmio Tony -- o Oscar do teatro --, "Race" retrata as relações humanas e as diversas faces do preconceito. A tradução é de Leo Falcão e a direção é de Gustavo Paso. Quando um homem branco é acusado pelo estupro de uma mulher negra, ele aciona dois advogados de diferentes etnias para construir sua defesa. Ao explorar infinitos aspectos e pontos de vista, o espetáculo dá autonomia ao público para tirar suas próprias conclusões.

O legado e os hits de uma das mais importantes bandas da cultura pop no mundo serão celebrados no espetáculo "Paz, amor e Beatles" que terá única apresentação no dia 27 (sexta), às 20h, no teatro da unidade. A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser reservados pelo site. Apresentado pela banda Rubber Soul Beatles, o show integra o projeto Território Sesi-SP de Arte e Cultura, que visa incentivar e difundir a produção artística regional. O espetáculo recria a trajetória dos Beatles, uma das mais importantes e amadas bandas da cultura pop. Com figurinos idênticos e instrumentos originais da mesma marca e modelo usados pelo quarteto de Liverpool, a Rubber Soul Beatles foi destaque na BH Beatleweek em Belo Horizonte, o maior festival de Beatles do Brasil. A banda é formada por João Rodrigo (guitarra e voz), Mauricio Gomes (baixo e voz), Gustavo Gazana (guitarra e voz) e Angelo Giacomini (bateria e voz).

A cantora lírica Giovanna Maira faz o concerto 'Interlúdio musical' no dia 28 - IKE LEVY / DIVULGAÇÃO A cantora lírica Giovanna Maira faz o concerto 'Interlúdio musical' no dia 28 - IKE LEVY / DIVULGAÇÃO

No dia 28 (sábado), às 20h, a cantora lírica Giovanna Maira faz o concerto "Interlúdio musical" que, de forma dinâmica e descontraída, apresenta ao público obras consagradas da música erudita. Passando por melodias da ópera, músicas sacras e composições de autores nacionais de renome, Giovanna Maira e Thiago Tognoli, pianista que a acompanha, inserem a plateia no contexto musical de cada peça apresentada, com explicações didáticas. O gosto musical sempre esteve muito presente na vida da cantora, que é deficiente visual. Giovanna é formada em canto popular e música especializada em canto e arte lírica. Ganhadora do concurso Rosemary Kennedy, promovido anualmente pela Very Special Arts, a artista tem um estilo musical que mescla a precisão do clássico erudito com a leveza da música popular. O concerto é uma espécie de prelúdio da Mostra Sesi-SP de Música Erudita, que ocorrerá em agosto.

Cinema

 

Em julho, o projeto Cine Sesi-SP recebe títulos de gêneros variados. Toda a programação tem entrada gratuita e as exibições ocorrem às quintas, às 19h30. Amanhã (5), a mostra exibirá a comédia dramática "Brilho eterno de uma mente sem lembranças", de Michel Gondry. No dia 12, o público poderá conferir a comédia "Gatinhas e gatões", de John Hughe. "A garota dinamarquesa", de Tom Hopper, será exibido no dia 19. Já no dia 26 será projetado o filme "Atômica", de David Leitch. Já no dia 29 (domingo), as 15h, haverá sessão para toda a família com a animação "Frozen - uma aventura congelante".

Curso de contação de história tem vaga 

Além das apresentações artísticas, o Sesi Sorocaba ainda possui vagas abertas para o curso de contação de história. A atividade é paga e ocorre às terças (dias 10, 17, 24 e 31), das 13h às 17h. O curso abordará técnicas da contação de histórias, customização de figurinos, adereços e a interpretação e expressão no contar estórias e seus diversos estilos literários. O público-alvo são pessoas a partir de 12 anos. O curso custa R$ 60 para beneficiários (trabalhadores da indústria e seus dependentes legais) e R$ 100 para não-beneficiários.