Buscar no Cruzeiro

Buscar

Museu Ferroviário passa por troca de janelas

13 de Março de 2019 às 04:01

Museu Ferroviário passa por troca de janelas Prefeitura lançou edital para pregão, mas as obras estão sendo feitas pela Serpo. Crédito da foto: Fábio Rogério

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana ficará fechado ao público para visitação até o final do mês. O prédio do espaço cultural, situado no Jardim Maylasky, em frente à antiga Estação Ferroviária, está recebendo ações de manutenção, como a troca de janelas, substituição de dobradiças e trincos, lixamento e aplicação de verniz.

Segundo a Secretaria de Cultura (Secult), as intervenções ocorrem devido à ação do tempo. A pasta nega que as janelas estavam quebradas ou tenham sido vandalizadas.

[irp posts="74860" ]

 

De acordo com a Secult, o trabalho teve inicio antes do Carnaval e deveria ter sido concluído ontem, mas ainda não foi finalizado, já que as chuvas no período causaram atraso no cronograma inicial. A previsão da pasta é que o espaço cultural seja reaberto no dia 26 de março.

Quem faz a obra?

Apesar do trabalho de reparo e troca das janelas já estar sendo feito, informações disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura mostram que um pregão para contratar empresa de manutenção e substituição de janelas para o museu foi publicado e o cronograma previa a abertura dos envelopes, para conhecimento da vencedora da concorrência, somente no dia 26 de março.

Questionada sobre o fato das intervenções terem começado duas semanas antes do processo licitatório ser finalizado, a Prefeitura admite que a contratação seria feita através do pregão presencial nº 078/2018, mas “buscando otimizar recursos públicos, a Secult buscou parceria da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), que está promovendo o serviço”.

Segundo a administração municipal, a Secult já solicitou à Secretaria de Licitações e Contratos (Selc) o cancelamento do processo licitatório em questão e, em breve, essa informação estará atualizada no Portal de Transparência da Prefeitura. A Secretaria não informou, entretanto, com quais recursos as novas janelas foram compradas e qual foi o custo da obra. (Da Redação)