Buscar no Cruzeiro

Buscar

Museu Fama, de Itu, abre edital para artistas plásticos

08 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Museu Fama, de Itu, abre edital para artistas plásticos Os encontros quinzenais darão suporte, aos participantes, em relação a processos de criação artística. Crédito da foto: Divulgação

O setor Educativo do museu Fábrica de Arte Marcos Amaro (Fama), sediado em Itu, anunciou a abertura do edital Meios e Processos 2020. Estão disponíveis 30 vagas para artistas interessados em ampliar seu repertório visual e conceitual. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de março, pelo site da instituição. Para participar é preciso ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil e maior de 18 anos, além de ter realizado pelo menos uma exposição coletiva e/ou evento de arte.

Será oferecida aos participantes uma experiência que possibilita a utilização de suportes variados e incentiva a expansão de manifestações artísticas. A iniciativa, com orientação da artista Kátia Salvany e acompanhamento curatorial de Andrés I. M. Hernández, tem como objetivo fomentar o reconhecimento, a projeção e a inserção do interior paulista no circuito da arte.

Conforme Marcos Amaro, fundador do museu, a proposta é o aprofundamento na experimentação em arte, dentro de um contexto de produção e reflexão, alinhados com a arte contemporânea. O foco no artista e em seus processos de criação coincide com o desejo do Educativo Fama, de gerar espaços de compartilhamento de saberes, tendo em vista a aproximação com metodologias e práticas poéticas de criação, afirma.

Seleção

O processo seletivo envolverá doze encontros no museu Fama, realizados quinzenalmente, aos sábados, nos períodos de abril a junho e de agosto a outubro de 2020, das 10h às 12h e das 14h às 16h. O grupo acompanhará a programação da instituição e participará dos encontros e palestras com os artistas do acervo da fundação.

De acordo com o edital, os encontros pretendem atualizar, a partir dos trabalhos apresentados, questões relativas aos processos de criação artística; à nomenclatura nesses processos; a agentes e modalidades artísticas contemporâneas, como por exemplo as relações entre obras de arte, público e espaços arquitetônicos.

Serão fornecidas ferramentas conceituais e artísticas, incluindo referências bibliográficas, videográficas, sites, obras de outros artistas, para a interpretação, leitura e escrita de textos. Haverá orientação dos participantes na elaboração de seus portifólios, a partir do perfil de produção visual particular e tendo como referências outros materiais, conteúdos, imagens e similares.

Orientadores apresentarão exemplos de materiais de artistas, discutirão e acompanharão a edição do material visual de cada participante para a reprodução com qualidade do registro fotográfico, escâner ou similares de seus trabalhos produzidos durante os encontros, com o intuito de divulgação e apresentação do material para eventos, editais, salões e outros.

Os artistas participantes ainda receberão informações sobre a importância dos suportes nas obras de arte e indicação de fornecedores para montagem das obras, registro, designer e outros, se necessário. Orientadores devem assessorar na elaboração de modelos de documentos e materiais para a circulação e preservação das obras, assim como documentos para possíveis negociações com outros agentes do circuito das artes e para o controle interno do artista; incluindo projetos para patrocínios. Também serão abordadas questões relativas ao circuito da arte como mercado, curadoria, instituições artísticas e/ou culturais, colecionismo, produção; entre outras.

O regulamento completo está disponível em encurtador.com.br/rsuAR. A inscrição para o edital deve ser feita no link http://famamuseu.org/2020/edital/. A taxa é de R$ 50. O Fama fica na rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, em Itu. A visitação é possível de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h e sábado de 11h às 15h, com entrada gratuita.

Sobre o museu

O museu Fábrica de Arte Marcos Amaro (Fama) está localizado em um espaço de 25 mil metros quadrados em Itu (SP), onde, no século 20, funcionou a Fábrica São Pedro, importante polo da indústria têxtil, com relevância histórica e cultural para a região. São quase 1,3 mil obras no acervo, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e instalações de nomes como Aleijadinho, Carmela Gross, Cildo Meireles, Nelson Leirner e Tunga. No museu são realizados ateliês, ocupações, e disponibilizadas salas e áreas ao ar livre para a realização de performances, residências artísticas, exposições individuais e coletivas, com o objetivo de incentivar a criação artística contemporânea, investigar os caminhos da arte e possibilitar ao público o acesso ao acervo do colecionador e artista Marcos Amaro, fundador do espaço. (Daniela Jacinto)