Buscar no Cruzeiro

Buscar

Museu da EF Sorocabana comemora o Dia do Ferroviário

29 de Abril de 2019 às 20:41

Museu comemora o Dia do Ferroviário Estão exibidas seis miniaturas de locomotivas que fazem parte do acervo do museu. Crédito da foto: Zaqueu Proença / Divulgação Secom Sorocaba

Uma programação especial no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) marca nesta terça-feira (30) a passagem do Dia do Ferroviário. Às 14h30 será aberta a exposição “Miniaturas de locomotivas -- Acervo de ferromodelismo do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana”. Em seguida, às 15h, será realizado um o Café com Memória.

[irp posts="112154" ]

 

Realizada pela Prefeitura, a exposição conta com seis miniaturas de locomotivas que fazem parte do acervo do museu. Já o Café com Memória será um bate-papo entre ex-ferroviários e amantes da história da ferrovia.

O Dia do Ferroviário é comemorado em 30 de abril, em razão da inauguração da Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis ou como é conhecida hoje, a Estrada de Ferro Mauá -- a primeira linha ferroviária do Brasil, construída pelo Barão de Mauá no dia 30 de abril de 1854.

Apesar de não muito utilizado e pouco lembrado atualmente, o transporte ferroviário teve grande importância na história do Brasil, seja no transporte de passageiros ou mesmo com relação ao de cargas, contribuindo para a própria construção do País. O transporte ferroviário também contribuiu com a história e desenvolvimento de Sorocaba, auxiliando na difusão do nome da cidade, inclusive após a criação da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, em 1870, por empresários sorocabanos liderados pelo comerciante de algodão Luís Mateus Maylasky.

A exposição “Miniaturas de locomotivas -- Acervo de ferromodelismo do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana” poderá ser visitada até agosto. O MEFS fica na rua Álvaro Soares, 533, no Jardim Maylasky, em frente à antiga Estação Ferroviária. A unidade funciona normalmente de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h. A entrada é gratuita. (Da Redação)